As boas-vindas da sessão e a contextualização sobre o MAAC cabem ao reitor cessante e ao reitor eleito da UMinho, respetivamente António M. Cunha e Rui Vieira de Castro, bem como ao presidente da FCT, Paulo Ferrão. Seguem-se as intervenções com exemplos de utilização do MACC, a cargo de Ramiro Neves (Instituto Superior Técnico), Tiago Rebelo (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel), António Onofre (UMinho) e Maria João Rodrigues (Universidade do Porto).
A assinatura do memorando está prevista para as 11h50, por Paulo Ferrão e António M. Cunha. Às 12h00 é a vez de o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Fernando Feire de Sousa, falarem sobre as perspetivas nacionais e regionais relacionadas com este projeto.
O AIR Center - Centro de Investigação Internacional do Atlântico é uma nova organização liderada por Portugal, que quer formar uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação para promover uma abordagem integradora do conhecimento sobre observação da Terra, mudanças climáticas, mar profundo e análise de dados. O memorando para a instalação da sede da entidade nos Açores foi formalizado na segunda-feira, em Florianópolis, Brasil, na presença do ministro Manuel Heitor, do reitor António M. Cunha e de ministros e representantes de outros países fundadores, como Angola, Argentina, Cabo Verde, Colômbia, EUA, Espanha, Índia e Nigéria. A UMinho vai alojar o MAAC e a AIR Center Data Intelligence Network no âmbito deste projeto.