A equipa de ameaças móveis da Check Point® Software Technologies Ltd. identificou uma nova variante de um malware para Android: ExpensiveWall.

Este malware envia mensagens SMS fraudulentas e aplica encargos por serviços falsos sem que os utilizadores se apercebam. De acordo com os dados do Google Play, há 50 aplicações infetadas que já foram descarregadas entre 1 e 4,2 milhões de vezes antes de terem sido eliminadas as apps afetadas da loja oficial do Android.

O ExpensiveWall é uma nova variante de um malware encontrado no princípio deste ano no Google Play, que foi alvo de entre 6 e 21 milhões de downloads. O que torna esta versão diferente é que vem "empacotada": uma técnica de ofuscação avançada utilizada pelos criadores de malware para cifrar código malicioso que lhes permite escapar aos controlos da Google.

 

O que faz o ExpensiveWall?

 

O malware inscreve as vítimas em serviços premium sem o seu conhecimento e envia-lhes mensagens SMS fraudulentas de valor acrescentado, cobrando ao utilizador pelos serviços falsos.

Os comentários no Google Play indicam que muitos utilizadores suspeitavam das apps infetadas e que algumas são promovidas em várias redes sociais, incluindo o Instagram, o que ajuda a explicar o seu êxito.

Embora o ExpensiveWall esteja desenhado apenas para gerar receitas aos cibercriminosos, poderá ser facilmente modificado para capturar fotografias, gravar áudios e inclusive roubar dados confidenciais. Dado que é capaz de operar em silêncio, toda esta atividade ilícita acontece sem o conhecimento do dono do smartphone e torna-o numa grande ferramenta de espionagem.

A Check Point notificou a Google sobre a ameaça a 7 de agosto de 2017, tendo esta sido prontamente eliminada da loja oficial. No entanto, mesmo depois de eliminadas as apps afetadas, em poucos dias outra amostra conseguiu infiltrar-se no Google Play, infetando mais de 5 mil dispositivos.

Os utilizadores e as empresas têm que tomar consciência que qualquer ataque de malware é uma violação grave da sua rede móvel, o ExpensiveWall é outro exemplo da necessidade real de proteger todos os móveis contra ameaças avançadas.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1343 vezes Modificado em Set. 16, 2017

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top