O ataque do ransomware WannaCry afetou mais de 200 000 computadores em todo o mundo, resultando no pânico geral e em hackers a tirar proveito da situação quase de forma instantânea.

Investigadores detetaram um grande número de mensagens de oferta de serviços como proteção contra ataques WannaCry, recuperação de dados e, ainda, workshops institucionais e cursos para utilizadores. Para além disso, os hackers implementaram, com sucesso, um esquema tradicional de ofertas fraudulentas para instalar atualizações de software em computadores infetados. No entanto, os links direcionavam os utilizadores para páginas de phishing, onde as informações pessoais das vítimas seriam roubadas.

Uma das principais tendências do último trimestre é o número de mailings direcionados para redes corporativas. Com base na investigação da Kaspersky Lab, estes aumentaram desde o início do ano. Os hackers começaram por camuflar mailings maliciosos como conversas corporativas ao utilizar as identificações de serviços corporativos, incluindo assinaturas, logos e informações bancárias reais. Nos ficheiros anexados aos e-mails, os hackers enviaram arquivos de exploração com o objetivo de obter as palavras-passe de e-mails, FTP, entre outras. Os especialistas da Kaspersky Lab destacaram que a maior parte dos ataques ao setor corporativo tem objetivos financeiros.

Para além disso, no segundo trimestre do ano, os investigadores detetaram um crescimento no número de mailings que contêm Trojans maliciosos, enviados a partir de serviços de entrega internacionais. Os hackers enviaram guias de transporte com informações de entregas que nunca existiram com o objetivo de infetar computadores ou obter credenciais pessoais e distribuíram links com malware, incluindo o Trojan bancário Emotet, o primeiro a ser detetado, em 2014. No total, o volume de mailings maliciosos aumentou 17%, de acordo com o novo relatório da Kaspersky Lab.

“Durante o segundo trimestre do ano, verificamos um aumento na tendência de ataques de spam e phishing. A utilização do WannaCry em mailings demonstra que os hackers são bastante atentos e reativos a eventos globais. Para além disso, os hackers começaram a focar-se no setor B2B, tendo em conta a sua lucratividade. Acreditamos que esta tendência vai continuar a crescer, e a quantidade de ataques corporativos, assim como a sua variedade, irá também aumentar”, avança Darya Gudkova, Especialista em Análise de Spam na Kaspersky Lab.

Outras tendências e estatísticas importantes do trimestre passado, destacadas pelos investigadores da Kaspersky Lab, incluem:

  • A quantidade média de spam aumentou 56,97%. O Vietname tornou-se na fonte mais comum de spam, ultrapassando os E.U.A. e a China. O top 10 de países inclui a Rússia, o Brasil, a França, o Irão e a Holanda.
  • O botnet Necurs ainda se encontra ativo. No entanto, os especialistas detetaram não só a sua instabilidade bem como uma diminuição no volume de spam enviado pelo botnet.
  • O país mais atacado por mailings maliciosos foi a Alemanha. O líder anterior, a China, surge em segundo lugar, seguido pelo Reino Unido, Japão e Rússia. Outros alvos populares são o Brasil, Itália, Vietname, França e EUA.
  • O sistema Anti-Phishing da Kaspersky Lab foi acionado 46,557,343 vezes nos computadores de utilizadores da Kaspersky Lab. A maior percentagem de utilizadores afetados ocorreu no Brasil (18.09%). No total, 8.26% utilizadores de produtos da Kaspersky Lab em todo o mundo foram atacados através de phishing.
  • Tal como no primeiro trimestre, os alvos principais de ataques de phishing foram do setor bancário: bancos, serviços de pagamento e lojas online.

Para mais informações sobre os ataques de spam e phishing no segundo trimestre deste ano, visite o blog em Securelist.com.

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