Este aviso chega dias depois da conta da cantora Selena Gomez ter sido uma das primeiras a ser comprometida. Os criminosos utilizaram uma falha na interface de programação da aplicação (API), para acederem a números de telefone e endereços de email.
Embora inicialmente se pensasse que o objetivo era apenas deitar a mão às contas das celebridades, foi revelado que seis milhões de contas podem ter sido comprometidas.
Lembramos que esta notícia vem contra a informação que foi revelada a 30 de Agosto pelo Instagram, onde se referia que apenas as contas de celebridades tinham sido comprometidas.
Entretanto, o grupo de criminosos que se apelidam de Doxagram, criou uma base de dados online na dark web onde por cerca de 10 euros é possível obter-se os contactos dos famosos.
O Instagram já admitiu o problema e revelou que a falha está residente na interface de programação de aplicativos (API), o que permitiu que pelo menos uma pessoa ganhasse acesso a endereços de email e números de telefone pessoais de figuras publicas. Em comunicado, um porta-voz do da rede social revelou também que estão a contactar todos os proprietários das contas afetadas para que tomem medidas de forma a evitar "dissabores".