Atualização 2018: Se continua a procurar uma VPN que continue a funcionar na China, existem várias que funcionam relativamente bem, a titulo de exemplo destacamos NordVPN & PrivateVPN.

Este fim de semana, a Apple cedeu à pressão do regime em Pequim e removeu algumas aplicações VPN da versão chinesa da iOS App Store.

Numa mensagem colocada no seu blog, a ExpressVPN descreveu a forma como recebeu uma notificação da Apple acerca da remoção da sua aplicação VPN para iOS.

No email, a Apple explicou que a aplicação ExpressVPN estava a ser removida da China App Store “porque conter conteúdo ilegal neste país”. No entanto isto não é caso único, uma vez que outros fabricantes de aplicações VPN, como a Star VPN, revelaram que também foram eliminadas da mesma forma da App Store chinesa. Entretanto estes fabricantes fizeram questão de afirmar que se trata de um “precedente muito perigoso que pode levar a movimentos semelhantes em países onde o governo controla o acesso à Internet.

Como será de calcular, este software VPN tem sido muito pouco “adorado” na China uma vez que o regime olha para ele como uma ferramenta que pode ser utilizada para contornar a “Great firewall of China”, utilizada para censurar sites e conteúdo considerado como inapropriado. É que se torna muito difícil controlar o que os utilizadores estão a ver ou a fazer quando se usa esta ferramenta.

No entanto não são apenas os regimes autoritários que se podem aproveitar de uma fraca ou inexistente segurança online. Os criminosos também se podem aproveitar das pessoas que não optem por VPNs para espirarem os utilizadores de hotspots Wi-Fi inseguros e lançarem ataques man-in-the-middle.

Entretanto e dispositivos móveis à parte, as aplicações VPN para as plataformas Windows, Mac e Android ainda continuam disponíveis para os utilizadores chineses descarregarem.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2716 vezes Modificado em Jul. 20, 2018
Tagged em
Top