Desde o Windows XP que a Microsoft inclui nos discos dos sistemas operativos uma ferramenta muito útil chamada Consola de Reparação do Windows, que serve (tal como o nome diz) para reparar o SO do computador. Esta ferramenta pode ser utilizada quando o computador começa a dar erros de memória frequente, quando relata que ficheiros do sistema não estão no sistema (devido ao facto do ficheiro em causa estar corrupto ou de ter sido apagado do sistema), quando o sistema operativo já nem sequer arranca, entre outras situações.
Para aceder à Consola de Reparação do Windows XP utilizando a Linha de Comandos, tinha-se de dar boot pelo CD, pressionar a tecla R e logar como Administrador. Só depois de se estar logado é que se podia proceder à digitação de comandos.
 
No Windows Vista o cenário muda de figura. Para se aceder à Consola de Reparação do Windows Vista utilizando a Linha de Comandos tem de se fazer boot pelo DVD e selecciona-se a opção "Repair your Computer" ("Reparar o seu computador"). Irá aparecer uma janela.
 
 
Nessa janela selecciona-se a opção "Command Prompt" ("Linha de Comandos").
 
 
Como se pode constatar, não é necessário "logar" como Administrador ou com alguma conta que tenha privilégios administrativos para se digitar os comandos; quando a Linha de Comandos é aberta, ela automaticamente "fica" com privilégios de administração, o que permite a qualquer pessoa copiar para um dispositivo amovível ficheiros não-encriptados e abrir ficheiros que contenham informação pessoal (como passwords das contas por exemplo), isto tudo sem deixar rasto algum!
 
 
De uma forma breve, citamos, o que pode ser feito na Consola de Reparação do Windows Vista utilizando a Linha de Comandos:
-Copiar ficheiros do disco rígido para dispositivos amovíveis (Pen-drive, Discos Externos, Cartões de Memória, entre outros), para computadores que estejam em rede e para disquetes.
-Abrir, renomear e apagar pastas e ficheiros
-Utilizar a maioria dos comandos do MS-DOS
-Pode ser utilizado nos sistemas operativos Windows Vista, Windows XP e Windows 2000
 
Mas se quiser evitar que algumas das situações citadas anteriormente aconteça deverá tomar algumas medidas como inserir password no BIOS para que não se possam alterar opções como a sequência de boot e encriptar ficheiros e pastas (utilizando a tecnologia BitLocker do Windows Vista ou o EFS do Windows XP ou então software de terceiros como o FolderLock).
 
Publicidade :
{mosgoogle} 
Classifique este item
(0 votos)
Ler 5313 vezes Modificado em Jun. 18, 2007
Top