Os clientes portadores de um cartão da nova geração – com um símbolo de conexão wireless – já poderão efetuar os pagamentos, aproximando apenas o seu cartão do terminal de pagamento. Atualmente existem já perto de dois milhões de cartões emitidos e a expetativa é para que este número continue a crescer.
O pagamento de compras até 20 euros não necessita da inserção do pin, sendo no também possível fazer pagamentos de montantes mais avolumados, aproximando o cartão do terminal e finalizando a operação com a inserção do código correspondente. “Esta tecnologia não tem desvantagens, apenas pontos positivos tanto para consumidores como para logistas. E não existe o perigo de pagamentos acidentais, pois o consumidor necessita de aproximar o cartão do terminal de pagamento pelo menos quatro centímetros para que a transação aconteça”, salientou Joao Girardi, general manager da VeriFone Portugal, face a alguns receios que ainda existem relativamente a esta nova tecnologia.
As vantagens desta nova forma de pagamento para os clientes prendem-se com a velocidade e conveniência no pagamento das compras. Com este serviço, o utilizador evita a necessidade de ter consigo moedas, estando sempre salvaguardada a realização de pequenas compras de forma prática em lojas de conveniência, restaurantes, farmácias, tabacarias, livrarias, lavandarias, entre outros estabelecimentos. Para o comerciante, as vantagens principais passam por tornar o atendimento mais rápido e com menos custos.
Simplicidade, comodidade, rapidez e mobilidade estão na ordem do dia de todas as empresas que queiram ter sucesso e a tecnologia Contactless vai ao encontro desta realidade. “A evolução para os pagamentos Contactless possibilita a que no futuro possam ser usadas várias tecnologias como o NFC, que vai permitir usar, por exemplo, o nosso telemóvel para efetuar os pagamentos em vez do cartão”, conclui o responsável.
A Near Field Communication (NFC) é uma tecnologia que permite a troca de informações sem fio e de forma segura entre dispositivos compatíveis (como por exemplo telemóveis, tablets, ou outro equipamento com um chip NFC) que estejam próximos um do outro. A comunicação é assim estabelecida automaticamente, sem a necessidade de configurações adicionais.
A VeriFone em Portugal garante o acesso a uma especialização e um leque alargado de soluções e serviços de valor acrescentado para bancos, aquires, comerciantes e consumidores finais. A gestão direta e a prestação de serviços de manutenção, reparação, logística e call center em Portugal completam a oferta global da VeriFone e a visão estratégica do grupo assente numa infraestrutura alternativa de pagamentos via serviços.