Que nem todos os cabos são iguais – no preço e na qualidade – já todos sabemos, mesmo que nem sempre seja possível demonstrar esse facto. Mas quem já tem o novo iOS7 no seu iPhone, iPad ou iPod e usava até agora um cabo Lightning “baratinho” terá já tido a confirmação de que “o barato sai caro” – a menos, claro, que o cabo usado seja da Hama.

A história conta-se rapidamente: ao contrário de cabos USB ou HDMI, que usam normas abertas e qualquer fabricante pode produzir sem ter de pedir autorização a ninguém, os cabos Lightning usam tecnologia proprietária e carecem da concessão de uma licença – e correspondente pagamento de royalties.

 

Estes cabos, genericamente conhecidos por “MFI” (iniciais de Made for iPhone/iPad/iPod), são licenciados pela Apple de acordo com os elevados standards da empresa, que examina a sua qualidade antes de serem colocados no mercado.

Assim é com os produtos da Hama, como é o caso dos seus cabos Lightning > USB (referências 119420, em branco, e 119421, em preto). Mas o mesmo não se pode dizer de todo e qualquer cabo. Muitos fabricante há que indicam serem os seus produtos licenciados pela Apple sem o serem.

Até agora, era praticamente impossível para o consumidor final saber a diferença. Mas o novo sistema operativo iOS7 realiza a verificação da licença (codificada por hardware na ficha do cabo) e simplesmente recusa-se a usar o cabo no caso de a verificação falhar – por exemplo, deixa de funcionar para carregar a bateria do dispositivo.

 

A solução passa pela aquisição de um cabo original ou licenciado. Todos os produtos Hama “Made for iPad/iPhone/iPod” são licenciados e passam todas as normas e certificações de qualidade. As diferenças face aos produtos originais passam sobretudo pela maior diversidade de escolha – preto ou branco, diferentes comprimentos, etc. – e pelo preço mais acessível.

Em tudo o resto, o consumidor tem a garantia de que, mesmo poupando dinheiro, está a comprar um cabo de alta qualidade, totalmente compatível e que irá funcionar em qualquer circunstância.

De notar que os cabos Hama Lightning > USB com as referências 119420 (branco) e 119421 (preto) estão já à venda em Portugal. Estes cabos com 1,5 metros são totalmente certificados e compatíveis com todos os dispositivos Apple com interface Lightning e têm um preço recomendado de €19,90.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1156 vezes Modificado em Set. 24, 2013
Top