O famoso hacker Barnaby Jack morreu, esta semana, em situações ainda por esclarecer, na sua residência em São Francisco. Esta morte aconteceu dias antes de Jack realizar uma apresentação na conferência de segurança Black Hat sobre como é possível invadir dispositivos médicos atacando pessoas que usam próteses eletrônicas nos seus corpos mesmo à distância.


Segundo relata o jornal San Francisco Chronical, um representante da polícia de São Francisco afirmou que Jack foi encontrado morto no seu apartamento por familiares. A hipótese de crime foi descartada pela polícia, diz o jornal. Uma das possibilidades é que o hacker tenha sofrido um ataque cardíaco.


Em nota, os organizadores da Black Hat afirmam que a “vida e o trabalho de Barnaby Jack são lendários e insubstituíveis”. “Barnaby sabia explicar de forma simples temas complexos e complicados da tecnologia”, diz o comunicado.


A organização do evento disse que vai deixar sem uso o horário da palestra de Barnaby Jack como uma última homenagem ao hacker. Em comunicado a organização da Black Hat  diz que "Barnaby Jack representava muito para muitas pessoas e esperamos que esse fórum nos dê oportunidade de reconhecer o trabalho que ele deixa”.


Ex-pesquisador das empresas McAfee e Juniper, Jack ganhou fama em 2010, quando demonstrou, ao vivo, num evento realizado em São Francisco, como seria possível hackear caixas multibancos e fazê-las “cuspir”. Essa apresentação realizou-se já depois de Jack ter dado conhecimento e tempo para os bancos resolverem o problema.


Em 2012, na Austrália, Jack demonstrou em vídeo como protocolos wireless usados em marca-passos poderiam ser hackeados de forma que um atacante, a uma distância de 15 metros, poderia usar um notebook para dar uma descarga elétrica de 830 volts no seu utilizador.


Entre as descobertas de segurança na área médica, Jack demonstrou que dispositivos remotos poderiam explorar falhas de bombas de insulina implantadas em pacientes com diabetes e fazê-las serem descarregadas em conjunto, levando o paciente ao óbito.

youtube.com/watch?v=XmR0yvBTbTc

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1397 vezes
Top