Já foram anunciados os vencedores do Lisbon BIG Apps – o concurso dirigido à comunidade portuguesa de developers e start-ups, lançado em Março deste ano com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa (CML), para encontrar as melhores aplicações de smartphones para a cidade de Lisboa, tornando-as negócios viáveis.

 

wiRide – a primeira app portuguesa de carpooling, Xtourmaker – desenhada para os profissionais de turismo, e TaxiMotions – dedicada à modernização do sector dos táxis,foram distinguidas, na Sede da Vodafone Portugal no Parque das Nações, pelo júri nacional e internacional que incluiu várias entidades de renome. A Parallel Planet – app que introduz o entretenimento como factor-chave na forma como se visita Lisboa, recebeu o prémio do público, tendo sido a mais votada no website do concurso (http://lisbonbigapps.com).

 

 

Mais do que uma competição de ideias, o Lisbon BIG Apps é um programa de desenvolvimento e aceleração de projectos com vista a criar negócios viáveis. Além dos prémios monetários de 20.000€ para cada um dos três projectos vencedores, as equipas terão à sua disposição um programa de incubação de seis meses nos Tec Labs – Centros de Inovação do ISCTE e da FCUL, várias acções de formação e acompanhamento por especialistas em diversas áreas comerciais e técnicas, acesso gratuito a serviços de alojamento de dados em cloud, um plano de marketing para divulgação das apps no mercado, através de canais de comunicação da Vodafone Portugal e apoio da CML à formalização legal do projecto.

 

As 15 equipas que chegaram à final, seleccionadas entre mais de 200 candidatas, passaram por várias sessões prévias de trabalho, com mentoring para desenvolver os seus projectos, trabalhando factores como o valor da ideia para a cidade de Lisboa, a utilização do vasto conjunto de dados (cerca de 130 datasets) disponibilizado pela CML com informação variada sobre entidades, monumentos e outras infra-estruturas da cidade de Lisboa e o modelo de negócio que sustentará o projecto.

Com este incentivo ao empreendedorismo, a Vodafone Portugal continua a criar oportunidades, através do selo ’Vodafone App Factory’, para que os programadores e as start-ups portuguesas se dêem a conhecer e se afirmem quer a nível nacional quer internacional, contribuindo para o crescimento e internacionalização das áreas tecnológicas da economia portuguesa.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1443 vezes
Top