Um estudo realizado pela IDC concluiu que no trimestre foram vendidas 397 mil unidades, representando um crescimento de 29% face ao período homólogo de 2012. O segmento representou 44% das vendas totais de telemóveis no trimestre.

“O segmento dos smartphones representou 44% das vendas totais de telemóveis em Portugal. Apesar do mercado português ter ainda uma penetração deste tipo de terminais inferior à media europeia - já nos 72% -, estamos a assistir ao início da segunda fase de adopção deste tipo de telefones. Enquanto a primeira fase de adopção foi liderada pelos utilizadores com necessidade de acesso às funcionalidades dos smartphones, esta segunda fase será liderada pelos utilizadores que não precisam de um smartphone", revelou Francisco Jerónimo, Director Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC.



Assim, segundo a IDC, mesmo sem terem as necessidades que justifiquem a compra de um smartphone, estes novos clientes vão optar por um smartphone devido a vários factores, entre os quais se destacam a vasta oferta de terminais, as campanhas de desconto dos operadores, a crescente adopção no círculo de amigos de cada utilizador, a popularidade das aplicações e a constante descida do preço médio dos terminais.

Contudo, a rentabilidade destes clientes para os operadores será menor que a dos clientes que adquiriram um smartphone por necessidade, uma vez que a propensão para subscrever um plano de dados com o terminal será bastante menor, sendo os acessos à Internet feitos através das redes Wi-Fi.

Em Portugal esta massificação dos smartphones continuará a ser fortemente influenciada pelo preço médio dos terminais. No primeiro trimestre deste ano, os smartphones com preço até 130 euros representaram 35% das vendas totais de smartphones, ao passo que no resto da Europa o peso foi de apenas 17%.


Principais fabricantes e quotas de mercado em Portugal - 1º Trimestre 2013 (Mercado Total - telefones móveis tradicionais mais smartphones)
1) Samsung - 42%
2) Nokia - 26%
3) Apple - 6%
4) Outros - 26%

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