A Panasonic Corporation e a UNESCO anunciaram a renovação do seu acordo de associação estratégica por mais dois anos, até Maio de 2015. Este acordo tem como objetivo aumentar a consciencialização para a preservação dos locais considerados Património Mundial da UNESCO e promover a educação ambiental da próxima geração.

Através desta associação a Panasonic promoveu, nos últimos dois anos, programas conjuntos em áreas como a “educação para a próxima geração”, “comunicação” e “apoio tecnológico”. A par da renovação do acordo de associação a Panasonic pretende prosseguir com a promoção e desenvolvimento proativo destes programas no futuro.

 

O acordo foi assinado pela Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova e o Diretor Executivo Senior da Panasonic Takumi Kajisha em Phnom Penh, Cambodja, por altura da 37ª edição do Comité do Património Mundial (World Heritage Committee).

 

Irina Bokova declarou no momento da assinatura que: “O trabalho da UNESCO com a Panasonic é um exemplo de associação para a inovação, através de ações de colaboração no terreno que são essenciais para a preservação do nosso planeta.”

Relativamente à renovação do acordo de associação estratégica Takumi Kajisha, Diretor Executivo Senior da Panasonic assinalou: “Passaram-se dois anos desde o início desta associação, criada graças ao encontro entre o compromisso de conservação do meio ambiente e das próximas gerações assumido pela UNESCO e a visão corporativa da Panasonic que valoriza a sustentabilidade e o seu compromisso de contribuir para a vida quotidiana das pessoas, da sociedade e da próxima geração em todo o mundo. ”

 

Na área da “educação para a próxima geração” a Panasonic levou a cabo o “Programa de Aprendizagem Ecológica do Património Mundial” em 11 diferentes locais Património da UNESCO em dez países, para promover a importância do património entre as gerações mais jovens.

 

O programa, que resulta de uma colaboração entre a Panasonic, o Centro de Património Mundial da UNESCO e locais classificados como Património Mundial oferece às crianças a oportunidade de visitar alguns destes locais e aprender mais sobre o trabalho da UNESCO. Até à data cerca de 4 mil crianças participaram neste programa e está previsto o seu alargamento a mais 10 países nos próximos dois anos, entre eles o Cambodja, Espanha e Brasil.

 

Além disso, a Panasonic organizou o “Concurso Diário de Imagens Ecológicas”, um concurso onde as crianças apresentam as suas atividades de conservação do meio ambiente em forma de um diário de imagens. O programa, originalmente criado no Japão em 2008, expandiu-se a nível mundial e está presente em 51 países e regiões diferentes de todo o mundo, contando com a participação de aproximadamente 300 mil crianças.

 

Na área da “comunicação” a Panasonic trabalhou em colaboração com o National Geographic Channel para apresentar um programa de televisão sobre o Património Mundial intitulado “Especial - O Património Mundial” (The World Heritage Special). Desde o seu início em Junho de 2011, o programa foi emitido em 193 países e regiões, chegando a mais de 440 milhões de lares em todo o mundo.

 

Por último, na área de “apoio tecnológico” a Panasonic fornece equipamento audiovisual para a sede da UNESCO e também contribui com a mais recente tecnologia 3D no programa “Mergulha no Património Mundial em 3D” que consiste num sistema 3D que permite ao telespetador desfrutar dos locais classificados como Património Mundial como se estivessem no local. A par destes projetos, a Panasonic proporciona formação sobre técnicas de gravação e edição a jovens voluntários que participam na preservação do Património Mundial.

 

Além disso, a Panasonic também criou um projeto para substituir as lâmpadas incandescentes por luzes LED altamente eficientes nos locais classificados como Património Mundial no Japão, incluindo Shirakawa-Go na localidade de

Gifu, o Templo de Kiyomizu em Quioto e o Santuário de Itsukushima em  Hiroshima, bem como em outros locais considerados Património Mundial em todo o mundo como o Castelo de Praga na República Checa.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1483 vezes Modificado em Jun. 25, 2013
Top