O estudo é apresentado pelo Observador Cetelem indicando que o consumo 2.0 é uma tendência transversal a toda a Europa. Entre 2011 e 2012, o mercado do “e-commerce” europeu passou de 254 mil milhões de euros para mais de 305 mil milhões, uma progressão superior a 20 por cento.

Em Portugal, 79 por cento dos consumidores espera fazer compras através da Internet no futuro, um aumento face aos 72 por cento atuais.

 

 

Apesar de uma motivação quase geral dos consumidores europeus para fazerem as suas compras “online”, 17 por cento não aderirá ao “e-commerce”, percentagem que em Portugal chegará aos 21 por cento. Segundo o estudo do Observador Cetelem, a necessidade de estarem “in situ” e a falta de confiança consequente ainda é uma limitação incontornável desta forma de consumo.

Outro parâmetro analisado no estudo é a questão do pagamento “online”. Na Europa Ocidental, os consumidores são ainda cépticos em relação a este modelo, muito mais do que na Europa de Leste, onde os receios residem na qualidade do produto, que não é verificável através do ecrã do computador. Conclui-se, assim, que as lojas continuarão a ser indispensáveis no percurso de compra dos europeus e que serão sempre a montra que permite ver e tocar nos produtos antes de os encomendar através da Internet.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1583 vezes Modificado em Jun. 12, 2013
Top