Ionut Budisteanu, 19 anos, da Roménia foi o vencedor da Feira Internacional de Ciência e Engenharia da Intel de 2013, destacando-se no primeiro lugar pelo uso de inteligência artificial para criar um modelo viável para um automóvel de baixo custo, com condução automática.

Ionut afirmou que a sua pesquisa aborda uma importante questão global. Em 2004, os acidentes automóvel foram responsáveis por 2,5 milhões de mortes em todo o mundo, sendo que 87 por cento dos mesmos resultou de erros humanos. Ionut criou um projecto viável para um carro autonomamente controlado, com radares 3-D e câmaras montadas, capaz de detectar faixas de tráfego e lancis em conjunto com a posição real do carro. Um projecto que terá um custo de apenas 4.000 dólares. O jovem Romeno recebeu o Prémio Gordon E. Moore de 75.000$, em homenagem ao co-fundador da Intel e colega cientista.

 

Eesha Khare, 18 anos, de Saratoga, Califórnia, recebeu o Prémio de Jovem cientista da Intel Foundation, no valor de 50.000$. Através da rápida adopção de dispositivos electrónicos portáteis, Eesha reconheceu uma necessidade essencial para dispositivos de armazenamento de energia eficiente. A Jovem cientista desenvolveu um pequeno dispositivo que se enquadra nas baterias do telemóvel, permitindo um carregamento total num espaço de 20-30 segundos. A invenção de Eesha também poderá ter potenciais aplicações para baterias automóvel.

Henry Lin, 17 anos, de Shreveport, Louisiana também recebeu o Prémio Jovem Cientista da Intel Foundation no valor de 50.000$. Ao simular milhares de galáxias, Henry disponibilizou novos dados com um valor inestimável, permitindo-lhes compreender melhor os mistérios da astrofísica: matéria escura, energia escura e o equilíbrio do aquecimento e arrefecimento nos objectos de maior volume do universo.

“Apoiamos a Intel International Science and Engineering Fair porque acreditamos que a ciência e a matemática são a base da inovação, que é imperativa para o crescimento económico e avanço da sociedade.” Afirmou Wendy Hawkins, directora executiva da Intel Foundation. “Esta competição encoraja todos os anos milhões de estudantes em todo o mundo para explorar a sua paixão para matemática e ciência enquanto desenvolvem soluções para desafios globais.”

Este ano, aproximadamente 1 600 jovens cientistas foram escolhidos para competir na Intel International Science and Engineering Fair. Foram seleccionadas entre 433 feiras afiliadas em mais de 70 países, regiões e territórios.

Para além dos vencedores mencionados acima, mais de 500 finalistas receberam distinções e prémios pelas suas investigações inovadoras. Prémios incluíram 17 vencedores “Melhores da Categoria” que receberam cada um um prémio de 5 mil dólares. A Intel Foundation atribuiu também uma bolsa de 1 000 dólares às escolas de cada vencedor e também à feira afiliada que estes representavam.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1442 vezes Modificado em maio 22, 2013
Top