A Nokia lançou a nova plataforma Nokia Asha, que vem criar novas oportunidades para os developers no segmento dos smartphones acessíveis – ao mesmo tempo que apresentou o novo Nokia Asha 501, o primeiro smartphone concebido para a nova plataforma Asha.

Os developers que criarem aplicações para o Nokia Asha 501 estarão igualmente a desenvolver apps para todos os novos dispositivos baseados na nova plataforma Asha, sem precisarem de reescrever o código dessas mesmas aplicações.

A Nokia espera vender cerca de 100 milhões de smartphones Asha de nova geração nos próximos anos, a começar pelo Nokia Asha 501.


“Temos assistido a um aumento substancial da procura dos consumidores por apps para os nossos smartphones Asha, o que pode ser comprovado pelo aumento dos downloads efetuados da Loja Nokia”, afirmou Marco Argenti, responsável pela área de Developer Experiences da Nokia. “Os consumidores pretendem aplicações de qualidade em todos os segmentos de preço. E, com a nova plataforma Asha, os developers encontram um forte incentivo para criarem aplicações de qualidade – que anteriormente só estariam disponíveis para smartphones de topo – graças ao aumento de volume e de escala proporcionado por um único canal de distribuição e uma única plataforma”.

Muitas das mais populares aplicações do momento já estão disponíveis, ou em desenvolvimento, para a plataforma Nokia Asha, incluindo as da CNN, eBuddy, ESPN, Facebook, Foursquare, Line, LinkedIn, Nimbuzz, Pictelligent, The Weather Channel, Twitter, WeChat, World of Red Bull, assim como jogos da Electronic Arts, Gameloft, Indiagames, Namco Bandai e Reliance Games. Por seu turno, a WhatsApp e outros parceiros principais da Nokia continuarão a marcar presença na nova plataforma Asha.


Os developers terão também ao seu alcance ferramentas de desenvolvimento intuitivas, bem como novas formas de promoção e rentabilização das suas aplicações, incluindo a nova ferramenta Nokia In-App Payment.


Nokia Asha SDK 1.0 e Nokia Asha web app



O novo Kit de Desenvolvimento de Software (SDK 1.0) é constituído por uma suite de ferramentas que dão suporte ao desenvolvimento, teste, packaging e lançamento de apps em Java para a plataforma Nokia Asha.

Por seu lado, a nova ferramenta web app da Nokia inclui um ambiente de desenvolvimento web (WDE); um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), que os developers podem utilizar para criar e editar as suas aplicações web para Nokia Asha; um Web Inspector, para ajudar os developers a fazerem o debug e inspeção de elementos das suas web apps; e uma nova ferramenta de Web Design, para elevar a experiência de utilizador proporcionada pelas aplicações web.


Nokia In-App Payment



A Nokia anunciou igualmente a nova ferramenta Nokia In-App Payment, concebida com o propósito de facilitar a comercialização de conteúdos dentro das próprias aplicações. Disponibiliza uma experiência de compra simples e segura para os consumidores, e um processo de pagamento transparente para os developers. A Nokia In-App Payment estará também disponível para os atuais modelos Asha e Series 40.

Durante as próximas semanas, a Nokia lançará uma versão beta da Nokia In-App Payment, para a qual os developers se poderão inscrever em http://www.developer.nokia.com/inapppayment.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2044 vezes Modificado em maio 13, 2013

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top