Nokia apresenta Nokia Asha 501 - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198

A Nokia acaba de desvendar o novo Nokia Asha 501 , o primeiro modelo de uma nova família de smartphones Asha . Este novo dispositivo vem estender os horizontes dos smartphones mais económicos, graças ao seu design e cores arrojadas, à sua elevada qualidade de construção e ao seu inovador interface de utilizador.

O Nokia Asha 501 é o primeiro dispositivo a integrar a nova plataforma Asha, concebida para proporcionar uma experiência de utilização mais rápida e fluída. Além disso, a plataforma Asha vem ajudar os developers na criação, publicação e rentabilização de aplicações feitas especificamente para a nova geração de equipamentos Asha.

Design arrojado e interface inovadora

O Nokia Asha 501 coloca o design e a qualidade ao alcance de todas as pessoas. Este dispositivo estará disponível em diversas cores arrojadas, que potenciam o seu design elegante. Exteriormente, é composto por dois elementos de design: a tampa posterior removível; e o ecrã táctil capacitivo de 3 polegadas, protegido por um vidro resistente aos riscos – abaixo do qual encontramos o botão “back”. O compacto novo Asha é ultra portátil, pesando apenas 98 gramas.

 
O Nokia Asha 501 foi pensado para facilitar o acesso a tudo o que mais gostamos; basta um simples “swipe” para navegar entre os dois ecrãs iniciais: Home e Fastlane. O ecrã Home, mais tradicional, alberga diversos ícones que permitem ativar aplicações ou funcionalidades, tais como o teclado de marcação de números de telefone, ou as definições do equipamento. Por seu turno, o novo ecrã Fastlane – inspirado no modo como as pessoas utilizam realmente os seus dispositivos no dia-a-dia – apresenta, de forma personalizada, os contactos, redes sociais e aplicações recentemente utilizadas. Proporciona uma visão sobre a atividade passada, presente e futura, facilitando as tarefas simultâneas através do acesso simplificado às opções preferidas do utilizador.


Uma experiência de Internet mais inteligente e pessoal


O novo Nokia Asha 501 vem equipado com o Nokia Xpress Browser, que permite comprimir os dados transmitidos via Internet até um máximo de 90%. Desta forma, a navegação móvel na Web torna-se mais rápida e económica. A Nokia anunciou, igualmente, a disponibilização do Nokia Xpress Now, uma nova aplicação Web que disponibiliza recomendações sobre novos conteúdos, com base na localização, preferências e tendências do momento. Estará disponível através da página inicial do browser, ou por meio de download a partir da Nokia Store.


“A Nokia superou as expectativas no segmento dos smartphones mais acessíveis, apresentando um novo dispositivo Asha que é único na sua categoria, apresentando um design que nos faz lembrar detalhes da gama Lumia e com um conjunto de características, serviços e acessibilidade que é muito valorizado pelos consumidores sensíveis ao preço”, afirmou Neil Mawston, Diretor Executivo da área Global Wireless Practice da Strategy Analytics. “Esta é uma novidade bem acolhida pelo mercado e uma opção refrescante para os utilizadores de telemóveis que procuram um smartphone de entrada de gama.”

Plataforma Asha para dispositivos de nova geração


O novo Nokia Asha 501 foi concebido de modo a proporcionar as melhores experiências móveis por um preço bastante acessível. Trata-se de um equipamento muito eficiente, com uma autonomia imbatível de até 48 dias em standby*. Este é o primeiro smartphone desenvolvido com base na nova plataforma Asha, que tira partido do investimento feito na empresa SmarterPhone, adquirida pela Nokia em 2012.


Com a nova plataforma Asha, os developers passam a contar com um ambiente de desenvolvimento aberto, baseado em standards, que lhes permite a criação de aplicações de qualidade vocacionadas para os consumidores. E as aplicações criadas para o Nokia Asha 501 serão compatíveis com os futuros dispositivos baseados na plataforma Asha. Não menos importante, é o facto da Nokia possibilitar, aos developers, a rentabilização das suas aplicações, graças ao alcance global da Nokia Store e às ferramentas disponibilizadas, tais como a Nokia In-App Payment e a Nokia Advertising Exchange (NAX), sem esquecer a abrangente rede de faturação que a Nokia tem implementada junto dos operadores.


Muitas das mais populares aplicações já estão disponíveis, ou em desenvolvimento, para a plataforma Nokia Asha, incluindo as da CNN, eBuddy, ESPN, Facebook, Foursquare, Line, LinkedIn, Nimbuzz, Pictelligent, The Weather Channel, Twitter, WeChat, World of Red Bull, assim como jogos da Electronic Arts, Gameloft, Indiagames, Namco Bandai e Reliance Games. De igual modo, a WhatsApp e outros parceiros principais da Nokia marcarão também presença nos novos Asha.


As experiências HERE, suportadas pela avançada plataforma de localização da Nokia, estarão igualmente disponíveis, por meio de download, para o Nokia Asha 501, a partir do terceiro trimestre de 2013, incluindo inicialmente serviços base de mapas.


“O novo Nokia Asha 501 eleva a fasquia no que diz respeito ao design e otimização dos smartphones mais acessíveis”, afirmou Timo Toikkanen, Vice-presidente Executivo da área de Mobile Phones da Nokia. “As sinergias entre o desenho físico e o motor constituído pela nova plataforma Asha, permitiram criar um smartphone com estilo e substância, por um preço muito interessante.”



Facebook e operadores globais apoiam o Nokia Asha 501 com planos de dados gratuitos



O Nokia Asha 501 começará a ser disponibilizado a partir de junho de 2013, esperando-se que integre o portfolio de 60 operadores e cadeias de distribuição, em mais de 90 países a nível global.


“Estamos muito satisfeitos com o facto de disponibilizarmos o Nokia Asha 501 através das nossas subsidiárias no continente americano. Estamos certos de que este inovador dispositivo seguirá o caminho de sucesso da família Asha, combinando o preço acessível com as melhores capacidades em termos de comunicações e navegação na Internet”, declarou Marco Quatorze, Diretor da área de Serviços de Valor Acrescentado da América Movil.


Por seu lado, a Telkomsel, operador líder na região Ásia-Pacífico, está também a apoiar a chegada do novo Nokia Asha 501. “O Nokia Asha 501 irá ajudar-nos a fazer crescer a utilização da Internet móvel na Indonésia. Integra diversas inovações, como o Nokia Xpress Browser, que se baseia numa tecnologia de compressão de dados muito eficiente, que nos permite oferecer o melhor plano tarifário aos nossos clientes”, explicou Alistair Johnston, Chief Marketing Officer da Telkomsel. “Temos um acordo de faturação com a Nokia, de modo a suportar a criação de aplicações locais, que são absolutamente relevantes para os consumidores indonésios.”


A Telkomsel irá disponibilizar um plano de dados específico (Nokia Telkomsel Asha), que  facultará 500 MB de utilização de dados, 60 minutos de conversação e 60 SMS. Adicionalmente, este operador irá proporcionar um mês de utilização de dados gratuita aos consumidores detentores do Nokia Asha 501, que pode servir para toda a navegação na Internet, incluindo o acesso ao Facebook ou o download de aplicações.


A popularidade da família Nokia Asha motivou também o aparecimento de serviços móveis integrados em “bundle”. A Nokia, o Facebook e o operador móvel Airtel uniram esforços com o propósito de oferecer acesso de dados gratuito para a aplicação Facebook (“standalone”), assim como para o site móvel m.facebook.com. No final do segundo trimestre, os atuais clientes da Airtel em África e na Índia** já poderão desfrutar gratuitamente o acesso (via dados móveis) ao Facebook a partir do Nokia Asha 501, durante um período limitado.


Comentando o facto, Andre Beyers, Chief Marketing Officer da Airtel África, afirmou que “esta colaboração com a Nokia está em linha com a estratégia da Airtel de proporcionar o acesso aos dados móveis como forma de esbater o ‘fosso digital’ que perpassa este continente. Estamos já a testemunhar um crescimento enorme em termos de utilização de dados nos 17 países onde operamos. A disponibilização de acesso gratuito ao Facebook constitui uma excelente proposta para os milhões de clientes da Airtel. Estamos extremamente satisfeitos pelo facto de sermos parceiros da Nokia nesta missão de disponibilizar experiências móveis melhoradas.”


Para Vaughan Smith, Vice-presidente da área de Mobile Partnerships do Facebook, “esta oferta integrada constitui uma ótima solução para a descoberta do Facebook através do Nokia Asha, possibilitando desfrutar a experiência sem preocupações com os custos de dados. Foi a estreita parceria com a Nokia e com operadores globais que tornou esta oferta possível. Estamos entusiasmados com a possibilidade de ajudar a ligar o mundo no Facebook.”


Por seu turno, a MTN, operador com uma posição de liderança no continente africano, mostrou-se igualmente interessado em disponibilizar o Nokia Asha 501 e facilitar o acesso ao Facebook. “Estamos empenhados em apoiar esta iniciativa com o Facebook na Nigéria e na Zâmbia, e temos planos para a expandir a outros mercados”, anunciou Pieter Verkade, Chief Commercial Officer da MTN.



Especificações e disponibilidade



O novo Nokia Asha 501 estará disponível em versões de SIM único e Dual SIM (com EasySwap). Ambas integram conectividade WiFi e Buetooth.

• Dimensões:  99.2 x 58 x 12.1 mm; 98 gramas
• Câmara: 3.2 MP
• Tempo em standby com SIM único: até 48 dias***
• Tempo em standby com Dual SIM: até 26 dias***
• Tempo em conversação: até 17 horas
• Memória adicional de 4GB (cartão incluído), expansível até 32GB
• 40 jogos gratuitos da EA Games, no valor de 75 euros, disponíveis para download da Nokia Store
• Cores disponíveis: vermelho vivo, cião, amarelo, verde lima, branco e preto
• Preço sugerido de, aproximadamente, 75 euros (99 USD), antes de taxas e subsidiação

*Com a utilização da versão de SIM único.
**A data de disponibilização dos serviços pode variar consoante os países.
***Valores obtidos em condições de teste; os resultados reais podem ser diferentes, dependendo da utilização.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1269 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top