Segundo dados obtidos através do Kaspersky Security Scan, a ferramenta gratuita de verificação de malware da Kaspersky Lab que reúne estatísticas de segurança, cerca de 5 por cento dos equipamentos informáticas domésticos estão infectados, incluindo os que têm programas antivírus instalados. Mas, se contabilizados apenas os equipamentos que não têm instalada qualquer solução de segurança, os números pioram e atingem 13 por cento das máquinas verificadas.


De acordo com Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, “algumas estimativas apontam para a existência de 1.500 a 2.000 milhões de equipamentos (PCs) no mundo. Como o número de computadores Linux ou outras plataformas diferentes do Windows não é muito significativo, não entram nesta estimativa. Uma parte destes computadores pertence a grandes entidades onde o uso de software é muito estrito e também não os contabilizámos. As nossas estatísticas reduzem-se, assim, aos equipamentos domésticos e computadores de pequenas empresas. Estes representam pelo menos dois terços dos PCs de todo o mundo. Estamos a falar de 1.000 milhões de equipamentos, dos quais 5por cento (um em cada vinte) estão infectados. Isto representa 50 milhões de computadores infectados”.

Qual a conclusão a tirar? Pouco animadora, diz Eugene Kaspersky
 
Uma solução de segurança não protege a 100 por cento, mas é incrível que um em cada vinte computadores, incluindo os que dispõem de software de segurança instalado, esteja infectado. O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, são o triplo deste número. É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. É sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre actualizado.

Para comprovar o estado do seu PC, a Kaspersky Lab permite descarregar o Kaspersky Security Scan e analisar o computador de forma gratuita e muito simples.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1434 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top