Eis o comunicado completo, e que pode ser visto no site aqui .
“Amigos membros e visitantes do Portugal Séries, a administração vem por este meio anunciar o encerramento do espaço Portugal Séries como é conhecido.
São 7 anos de grande luta em nome de uma internet livre e em nome dos amantes de séries. Chegamos ao fim desta jornada com a certeza de termos trazido muito entretenimento a todos os nossos seguidores ajudando um pouquinho a ultrapassar estes tempos difíceis, mas infelizmente por razões alheias à nossa vontade temos mesmo de encerrar.
Sem dúvida que as pessoas continuarão a ver na TV episódios aleatórios de séries que gostavam, mas como já não as vão conseguir acompanhar, o mais certo é perderem o interesse. O mesmo poderá acontecer com as novas séries que só conseguem ter sucesso se os primeiros episódios forem acompanhados pela ordem certa e no tempo que cada um dispõe. A indústria mundial do sector sabe disso e reconhece a importância deste tipo de sites na promoção e no sucesso de uma série nova. Existem declarações e estudos públicos que comprovam isso e inclusive contactos connosco para promovermos episódios. Daí que estejamos plenamente convencidos de não estar a agir contra qualquer preceito legal, tivemos o cuidado de colher essa informação junto de um parecer do Ministério Público de Portugal, contudo, existe uma associação que pensa de maneira diferente…
Essa associação é a ACAPOR, também conhecida como a associação dos clubes de vídeo (para o pessoal que nasceu na década de 90, tratam-se de espaços vintage localizados muito longe da maior parte das casas e que alugam caro filmes que já passaram no cinema, na TV e na internet. Consta que alguns ainda utilizam cassetes VHS que explicaremos o que é numa próxima oportunidade. Também não deve ser confundida com os vendedores de máquinas de escrever que neste momento devem estar a pensar em formar a ACAPDC – Associação Contra A Proliferação De Computadores).
Feito o desabafo, esta associação identificou, ameaçou e assediou um antigo colaborador do site, que sob pena de ser alvo de um processo-crime, nos veio pedir para encerrarmos. E porque é legítimo evitar complicações a quem connosco colaborou, decidimos pelo encerramento do Portugal Séries.
Continuamos apaixonados por séries. Ainda não decidimos se voltaremos mais tarde, mas se o fizermos, o Portugal Séries terá outro formato que poderá passar por um espaço informativo e de debate sobre o que se passa no mundo das séries. (…)”
Entretanto, o site TugaLeaks, entrevistou o responsável onde se acusa a ACAPOR de estar a recorrer a ilegalidades para pressionar os sites a encerrar. Na entrevista, um dos responsáveis pelo projeto Portugal Series acusa a ACAPOR de estar a proceder a chantagem para conseguirem levar a sua avante.
Leia a entrevista na íntegra aqui .