Dez Projectos Vencem Concurso Sapo Codebits - Wintech

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/qwesdf/public_html/components/com_k2/models/item.php on line 1198
 Dos 47 projectos apresentados hoje no Sapo Codebits, concurso que juntou 490 programadores, dez foram premiados e as ideias de base vão ser exploradas em conjunto, segundo a organização do evento, que já tem edição garantida em 2008.

O concurso, que se realizou «non-stop» na Gare Marítima de Alcântara, teve início quarta-feira e na tarde de quinta-feira foram revelados os projectos, que tinham um limite de apresentação de 90 segundos.

O primeiro prémio anunciado foi a votação da audiência, on-line, atribuída ao projecto «Sapo Frogger», que consistia numa versão de um jogo clássico, no qual um sapo tenta desviar-se de carros com os nomes da concorrência, Yahoo, Google, MSN, entre outros.

Na categoria «Ideias» foi premiado o projecto «Bookworms», de partilha de livros por rede social.
O galardão «Remix» foi atribuído ao projecto «Sapo boa vida», uma solução de consulta de serviços por área geográfica.

O projecto «Bem Q´asapas», um jogo em que um sapo tenta atingir um objectivo, passando por obstáculos, recebeu o prémio «Criatividade».

O prémio «Hacks» foi entregue ao projecto «Usa a cabeça», um jogo que utiliza uma «webcam», através da qual as caras de dois utilizadores são captadas para o jogo.

Na categoria «Internet» foi eleito o projecto «Era uma vez», em que um utilizador começa uma história e os seguintes podem adicionar quatro palavras até a completar.

«BlueLife», uma aplicação que permite representar no jogo virtual Second Life a localização espacial de um equipamento Bluetooth, recebeu o prémio «Inovação».

O projecto Sapo.rb, um conjunto de aplicações para o Sapo, recebeu o prémio «Programação».

O galardão «Humor» foi atribuído ao projecto «Zuma-mos e não morde», que permite visualizar fotografias em «slide show» pela ordem que o utilizador quiser.

Na categoria «Geek» foi premiado o projecto «Pong de mão», baseado no jogo com o mesmo nome, no qual se utilizam as mãos como sensores.

Os projectos foram avaliados por um júri de 15 pessoas, incluindo do portal sapo e das empresas parceiras do evento, como a Microsoft ou a Critical Software.

Como prémios, foram oferecidos iPod´s, telemóveis, livros da Editora O´Reilly, computadores portáteis, várias XBox 360, uma Apple TV e uma licença Enterprise, no valor de 5.000 euros.

Para Abílio Martins, director de comunicação corporativa da PT, este evento é «um grande sucesso e um momento de viragem para o sapo».

O mesmo responsável classificou o ano de 2007 como «o ano de viragem» do portal, pela duplicação das receitas, a liderança do portal em português, pela internacionalização do portal - que está presente em Cabo Verde e vai estrear-se em Angola -, e pelo lançamento da multiplataforma «Sapo Mobile».

Abílio Martins congratulou-se ainda pelo facto do Codebits em Portugal ter uma média de um projecto por cada oito pessoas, enquanto o evento de Londres conseguiu um projecto por cada nove.

Para Nelson Correia, um dos autores do projecto mais aplaudido pela audiência, uma ligação remota de um computador a outro computador ligado a uma máquina que tira o café «sozinha», este concurso foi «uma ideia interessante, há tantos talentos e nível nacional que puderam apresentar um projecto válido num curto período de tempo».

Nelson Monteiro, estudante e autor do único projecto que, por falha técnica não teve apresentação gráfica, ficou «com pena não poder apresentar o projecto, mas os objectivos foram cumpridos».

«Em pouco mais de 24 horas fizemos uma coisa nova, vimos os projectos de toda a gente e convivemos uns com os outros. Foi por isso que cá vim, para conviver e divertir-me», explicou o programador.

O director de tecnologia de produto do Sapo, Celso Martinho, o evento foi um sucesso.

«As camadas jovens têm uma maior capacidade de distinguir o acessório do intelectual e tiveram oportunidade de mostrar o que valem», acrescentou.

Celso Martinho adiantou ainda que vão dar andamento a algumas ideias dos projectos hoje apresentados e trabalhar em conjunto.

No final do evento, Celso Martinho avançou que, devido à participação e sucesso do evento deste ano, fica garantida uma nova edição em 2008.

Este concurso estava inserido num evento que teve início terça-feira e termina esta noite com um concerto do grupo português Wraygunn.

 Fonte : Diário Digital

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 2701 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top