A iniciativa insere-se na estratégia da marca de oferecer experiências enriquecedoras nos espaços digitais onde os consumidores passam grande parte do seu tempo. Tal como a campanha Optimism Your Feed, lançada em 2024 para incentivar a positividade nos algoritmos das redes sociais, a Radio Optimism aborda o paradoxo da hiperconetividade e a dificuldade em estabelecer relações autênticas.
Segundo Jean M. Twenge, professora de Psicologia na San Diego State University, a falta de ligações significativas tem impacto direto na felicidade, sendo urgente criar relações mais profundas para inverter o declínio do bem-estar registado na última década. Um estudo global da LG revelou que 68% das pessoas têm mais dificuldade em fazer amigos verdadeiros e que um terço teve uma ou menos ligações significativas no último mês, com 8% a referir não ter nenhuma.
Inspirada na rádio tradicional, a Radio Optimism permite que os utilizadores criem e enviem canções personalizadas aos seus familiares e amigos, recorrendo a ferramentas de inteligência artificial treinadas com dados musicais selecionados. Além das músicas, são também gerados automaticamente os conteúdos gráficos dos álbuns, proporcionando uma experiência única e personalizada. As canções podem ser partilhadas com os destinatários e disponibilizadas para o público em todo o mundo, incentivando novas conexões e a partilha de otimismo.
De acordo com o estudo, quase 90% dos inquiridos acreditam que ligações significativas contribuem para uma visão mais otimista da vida. O site oficial da campanha está acessível em inglês e espanhol, com planos para abranger mais idiomas nos próximos meses, em RadioOptimism.lg.com e lg.com/lifesgood.