Foram hoje anunciados os quatro projetos de startups que vão avançar para seis pilotos em hospitais e unidades de saúde portuguesas, para aplicar soluções digitais que melhorem a vida das pessoas com demência.

No total são mais de 100 mil euros a distribuir pelos vários projetos, no âmbito do Programa “Building Tomorrow Together”, uma iniciativa da Roche, em parceria com várias instituições do sistema de saúde português, como: Centro Hospitalar de São João, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, Luz Saúde, Lusíadas, CUF e Campus Neurológico.

Os projetos vencedores foram os seguintes:

  •  iLoF - intelligent Lab on Fiber

A implementar no Centro Hospitalar Universitário de São João e na Luz Saúde

Através de uma base de perfis biológicos e de biomarcadores, fornece ferramentas para uma triagem mais rápida e portátil de risco de Demência, usando nomeadamente Inteligência Artificial.

Com uma análise de sangue, através de biomarcadores, poderão ser detetados precocemente sinais de demência. O objetivo será o de permitir antecipar o diagnóstico antes de a doença estar estabelecida.

  • Somatix

A implementar no CNS – Campus Neurológico e CUF

Solução de monitorização remota de doentes através de dispositivos "wearables" para detetar movimentos de forma passiva.

Trata-se de uma bracelete que permite detetar gestos e movimentos para monitorizar ritmos de sono, risco de queda ou níveis de hidratação, por exemplo. Este dispositivo comunica com uma aplicação e com um software que monitoriza o que acontece às pessoas com demência, podendo reduzir hospitalizações e idas desnecessárias ao hospital.

  • Virtuleap 

A implementar em Lusíadas 

Através de óculos de realidade virtual e de uma aplicação, são executados exercícios para analisar a capacidade cognitiva e prever sintomas de demência. No fundo, através de um conjunto de jogos e movimentos que monitorizam a função cognitiva, o hospital e os profissionais de saúde podem acompanhar cada doente.

 

  • NeoNeuro

A implementar no Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga

A solução vai permitir um diagnóstico precoce, através de uma análise ao sangue com um protocolo e um equipamento próprio. Trata-se de uma forma não invasiva e mais simples de prognosticar a possibilidade de um doente poder vir a ter uma demência.

 

Sobre o Building Tomorrow Together – Innovation in Dementia

Building Tomorrow Together – Innovation in Dementia é o nome da iniciativa da Roche, operacionalizada pela Beta-i, que junta várias entidades do setor da saúde em Portugal para desenvolver soluções capazes de responder a necessidades concretas de pessoas que vivem com demência, seus cuidadores e instituições de saúde.

São parceiros deste projeto as seguintes entidades: Centro Hospitalar Universitário de São João, o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, a Luz Saúde, o Hospital Lusíadas, a CUF e o Campus Neurológico, bem como a Multicare, a Microsoft, a EIT Health, a BIAL, a AWS, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, Alzheimer Portugal e a NOS.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2257 vezes
Top