Os jogos de mesa sempre apareceram no topo entre as atividades mais divertidas para passar o tempo e se divertir entre amigos. Entretanto, a indústria dos jogos digitais acabou tirando um pouco da popularidade de tais passatempos, já que se tornou possível jogar com os companheiros de maneira online. Mas, com a pandemia e a impossibilidade de se reunir, os adeptos dos jogos de formato mais clássico se adaptaram para o mundo digital e, com isso, acabaram trazendo novos fãs para a atividade.

Um dos melhores exemplos é o xadrez: um jogo milenar e que sempre foi um dos mais conhecidos jogos de tabuleiro do mundo. Com a pandemia e a necessidade de passar o tempo com atividades relaxantes, muitos que nunca haviam se aventurado no jogo acabaram se tornando grandes fãs. Ainda em março de 2020, logo no início das medidas de isolamento social, o site Chess.com, que tem uma interface simples e conecta jogadores de maneira aleatória, teve uma explosão no número de acessos. Vale lembrar que o xadrez ajuda a treinar o cérebro. Por isso, é um app de jogo que pode te ajudar a manter o foco.

Os RPGs de mesa, tipo de jogo que atrai uma legião de fãs por todo o mundo, também viraram presença constante na internet durante o último ano. Em vez de se reunirem para a atividade, os jogadores passaram a adotar meios virtuais de comunicação, como o Skype, o Discord e o Google Meet. Também há casos de grupos de amigos que resolveram transmitir suas partidas e fizeram muito sucesso no mundo online, através das histórias complexas e estratégias do jogo.

A migração dos jogos de mesa para o mundo digital não é algo novo. Há alguns casos emblemáticos de antes da pandemia. Um deles é o de Carcassonne, jogo que foi lançado no início dos anos 2000 e conquistou vários prêmios mundiais na categoria de jogos de mesa. Em 2013, ele foi adaptado para computadores e celulares e também conseguiu ser aclamado.

Movimento parecido ocorreu com o jogo de cartas Magic: The Gathering, o primeiro e mais popular Trading Card Game da história. A versão original foi lançada em 1993 e por conta das atualizações constantes o jogo consegue manter os fãs engajados até hoje. Após a popularização de vários games do gênero no mundo digital, em 2018 surgiu o Magic Arena, versão para computadores e celulares do clássico. Com uma jogabilidade mais simples, a versão online atraiu até quem nunca tinha jogado o original.

O contrário também acontece. Recentemente, o game Stardew Valley, que é um dos maiores jogos eletrônicos indie da história e consiste em administrar uma fazenda enquanto mantém relações de amor e amizade com todos os moradores de um pequeno vilarejo, ganhou uma versão para tabuleiro. O lançamento foi em março e todas as unidades já estão esgotadas.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 195 vezes Modificado em Ago. 31, 2021

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top