A OPPO, marca líder mundial em tecnologia, revelou hoje a sua tecnologia de câmara por baixo do ecrã (USC – Under-Screen Camera) de nova geração para smartphones. Ao aliar o que de melhor existe em inovação no hardware aos algoritmos de IA patenteados da OPPO, a nova solução de câmara por baixo do ecrã coloca discretamente a câmara frontal sob o ecrã do smartphone de uma forma que mantém a integridade e a consistência de todo o ecrã, tanto durante a utilização como quando está inativo.

Esta nova solução, onde a câmara frontal está escondida debaixo do ecrã, resolve muitos desafios técnicos e de produção que têm prejudicado a tecnologia de câmara por baixo do ecrã desde o início do seu desenvolvimento. Entre as principais inovações contam-se a resolução de questões como a qualidade inconsistente do visor na área do ecrã acima da câmara sob o ecrã, uma fraca qualidade da imagem causada pela obstrução da câmara pelo ecrã e problemas relacionados com a fiabilidade do produto e a sua vida útil. Graças aos progressos conquistados nestas áreas, a OPPO oferece uma solução avançada de câmara debaixo do ecrã que eleva a experiência abrangente de ecrã completo a um novo nível.

A nova solução de câmara sob o ecrã da OPPO introduz várias inovações no design da estrutura e nos algoritmos de IA do ecrã:

  • Geometria de píxeis inovadora: a nova solução reduz o tamanho de cada píxel sem diminuir o número de píxeis para garantir um ecrã de alta qualidade de 400-PPI mesmo na área de câmara.
  • Cablagem transparente e novo design: a OPPO substituiu a tradicional cablagem do ecrã por um material de cablagem transparente inovador. Combinado com um processo de fabrico de alta precisão que reduz a largura da cablagem em 50%, tal resulta numa qualidade de ecrã muito mais requintada, com uma experiência visual mais harmoniosa.
  • Controlo melhorado da precisão, cor e brilho do ecrã: em contraste com a norma atual do setor em utilizar 1 circuito de píxel para impulsionar 2 píxeis (“1 para 2”) na área do ecrã acima da câmara, a OPPO introduziu uma nova solução utilizando tecnologia de ecrã patenteada, com cada circuito de píxel a impulsionar apenas 1 píxel (“1 para 1”). Quando aliada à tecnologia precisa de compensação algorítmica da OPPO, tal permite que a cromaticidade e o brilho de todo o ecrã sejam controlados com precisão com um desvio de cerca de 2%. Para utilizações como a leitura de e-books, a consulta de notícias ou a navegação com mapas, a tecnologia de câmara por baixo do ecrã da OPPO permite a apresentação correta de tamanhos de letra mais pequenos e uma melhor preservação e representação dos pormenores da textura e das cores, resultando numa experiência mais consistente e envolvente.
  • Melhoria da fiabilidade e da vida útil: com a introdução do circuito de píxel “1 para 1” e do algoritmo de otimização dedicado, a solução apresentada pela OPPO permite a compensação da exposição na área da câmara sob o ecrã, melhorando a vida útil do mesmo em até 50%.

No que se refere à câmara, o Instituto de Investigação da OPPO nos EUA desenvolveu uma série de algoritmos de imagem de IA, incluindo a redução da difração, HDR e AWB, com o objetivo de diminuir alguns dos efeitos negativos secundários que geralmente se encontram nas câmaras escondidas debaixo do ecrã, como imagens desfocadas e o reflexo da imagem. A OPPO treinou também o seu modelo de redução da difração da IA utilizando dezenas de milhares de imagens para controlar problemas causados pela difração na fonte da luz, permitindo que os utilizadores captem imagens mais nítidas e com um aspeto mais natural.

À medida que a procura do consumidor por maiores rácios ecrã-corpo e novos fatores de forma dos smartphones cresce, a OPPO tem investido fortemente na investigação e desenvolvimento nestas áreas. A OPPO lançou três gerações de soluções de câmara sob o ecrã até à data, desde que iniciou o seu desenvolvimento da tecnologia em 2018, solicitando mais de 200 patentes no decurso do processo. Em 2020, a OPPO também aprofundou o seu contributo para o desenvolvimento da tecnologia com a apresentação dos seus primeiros standards propostos para a tecnologia de câmara por baixo do ecrã à Comissão Eletrotécnica Internacional (CEI). A proposta apresentada incluía recomendações para sete métricas técnicas fundamentais, incluindo transmissão do ecrã, refletância, uniformidade, controlo de exposição, mudança de cor e redução do brilho.

A OPPO irá continuar a apostar na investigação e desenvolvimento do design do hardware e nas capacidades de processamento algorítmico para otimizar ainda mais a sua tecnologia de câmara sob o ecrã, com o derradeiro objetivo de oferecer uma experiência com um ecrã verdadeiramente completo e mais envolvente aos utilizadores de todo o mundo.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 426 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top