Em 2021, a BMW celebra 20 anos desde o lançamento do sistema BMW iDrive, instalado pela primeira vez num veículo de produção, o BMW Série 7. No Consumer Electronics Show (CES) 2021, numa versão totalmente digital, a marca alemã apresenta a nova geração do sistema operativo que marcará a sua estreia no novo veículo elétrico, o BMW iX, que será apresentado oficialmente no final deste ano.

A oferta digital da BMW no CES 2021 inclui também um vídeo teaser que apresenta o desenvolvimento da experiência do condutor dentro de um BMW nas últimas décadas, tendo como protagonistas o BMW Série 7 2001 e o BMW iX Além disso, a equipa de design da BMW responsável pela experiência e interação do utilizador disponibilizou alguns vislumbres dos bastidores do seu trabalho de desenvolvimento. Nesse sentido, à lista de vídeos “Re-Thinking Design”, lançada como parte do evento #NEXTGen 2020 do BMW Group, foi adicionado um novo episódio. 

Há 20 anos, a BMW incentivou uma mudança de paradigma que reverteu a onda de botões que se espalhava pelo interior dos veículos na altura. O sistema operacional BMW iDrive, apresentado pela primeira vez no então novo BMW Série 7, em 2001, eliminou velhos hábitos e anulou o número crescente de botões e controlos do cockpit. Nesse sentido, apresentou um ecrã colorido no painel de instrumentos e um botão giratório central (o controlador iDrive). Este sistema multifuncional permitiu aos condutores controlar um grande número de configurações do veículo, entretenimento, navegação e funções de telecomunicações com uma única ferramenta operacional. Além disso, o BMW Série 7 foi o primeiro veículo a apresentar tecnologia de controlo por voz.

Desde a criação do BMW iDrive, a BMW tem assumido a liderança no campo da operação intuitiva do veículo: um processo constante de desenvolvimento que salienta a sua superioridade face aos restantes sistemas dos seus principais concorrentes.

Ao mesmo tempo, a BMW tem vindo a implementar inovações para otimizar o conforto e a segurança na condução. Em 2004, tornou-se no primeiro fabricante a apresentar um Head-Up Display com informações de condução relevantes no para-brisas, na linha de visão direta do condutor. Em 2015, a marca atingiu um outro nível com a estreia mundial do BMW Gesture Control, no BMW Série 7. O controlo através da voz também passou por um processo sustentado de evolução. Desde essa altura, a compreensão da linguagem natural permite que os sistemas sejam ativados usando instruções através da fala, em vez de comandos predefinidos.

O BMW iDrive também abriu caminho para a introdução de serviços digitais, que permitiram uma progressão consistente da relação entre o utilizador e o veículo. A primeira fase de desenvolvimento do sistema trouxe o serviço BMW Online para os veículos da marca. A integração do motor de pesquisa da Google, em 2007, foi pouco antes da BMW se tornar no primeiro fabricante de automóveis em todo o mundo a desbloquear o acesso ilimitado à Internet no veículo. Em resposta ao boom dos smartphones – e às aplicações digitais desenvolvidas especialmente para eles – aplicações de terceiros também puderam ser integradas no sistema operacional BWM iDrive, a partir de 2012.

A conexão entre o veículo e o condutor ficou ainda mais estreita em 2016. A aplicação BMW Connected permitiu que os Clientes integrassem totalmente o veículo com o seu estilo de vida digital. Os destinos inseridos na aplicação de navegação passaram a ser importados diretamente do smartphone para o veículo, enquanto as informações sobre o estado do veículo também passaram a poder ser consultadas num telemóvel ou num outro dispositivo digital. Este serviço oferece agora uma gama ainda mais ampla de funcionalidades através da aplicação My BMW. 

Em 2018, um novo sistema de controlo por voz, agora disponível, foi lançado no BMW Série 3. O BMW Intelligent Personal Assistant é um companheiro digital cujo conjunto de habilidades pode ser constantemente expandido. É sustentado pelo software moldável e flexível do BMW Operating System 7, que também fornece a base para outro serviço, particularmente focado no futuro: a atualização remota do software, serviço que mantém o BMW atualizado com a mais recente tecnologia digital em todos os momentos e também irá permitir a integração de mais funções no veículo, numa fase superior.

Há 20 anos, a ousadia de explorar uma resposta revolucionária ao desafio da complexidade funcional cada vez maior levou a BMW a ser pioneira na operação intuitiva na condução. E o sistema BMW iDrive definiu também o caminho para a inteligência digital, o que permitiu que a experiência de condução fosse adaptada ainda mais às necessidades e preferências do Cliente. A próxima geração do BMW iDrive eleva o relacionamento entre um BMW e o seu condutor a um outro nível.

O novo sistema preenche na perfeição a lacuna entre a tecnologia analógica e digital e, por isso, apresenta uma mudança de paradigma graças ao aumento da complexidade dos automóveis atuais. A inteligência digital foi introduzida nos veículos através de sensores otimizados que percebem e analisam o que existe ao seu redor. Deste modo, o veículo vai ter acesso a ainda mais informações de perigo que, posteriormente, serão enviadas para o condutor. Por fim, um dos recursos desta nova geração é a possibilidade de prever um lugar de estacionamento num destino específico. A última geração do BMW iDrive foi configurada para utilizar o potencial de um veículo conectado de forma inteligente, mais ampla do que nunca, e, assim, tornar a experiência de mobilidade ainda mais segura, confortável e premium para os seus Clientes.

Todo o conteúdo da BMW apresentado no CES 2021 e ainda outras apresentações digitais podem ser consultadas na plataforma online do CES em http://www.bmw.com/ces

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1266 vezes
Tagged em
Top