Talvez uma App é o título do novo livro da coleção Seguros e Cidadania, lançado pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS), no âmbito do seu programa de educação financeira para os Seguros dirigido a crianças e jovens, com o objetivo dar a conhecer a importância deste tema, no nosso dia-a-dia

O livro, dirigido a jovens do 3.º ciclo, foi recentemente apresentado pelas autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, num evento online.  O Webevento bem como informações sobre o livro e a coleção Seguros e Cidadania, estão disponíveis através da plataforma Talvez uma app https://talvezumaapp.sapo.pt/

O novo livro desenvolve um enredo através do qual, de forma lúdica, é sublinhado o papel das ferramentas digitais no mundo atual. A temática assume particular relevância, na atual situação pandémica, tendo em conta que os processos digitais tiveram de ser obrigatoriamente acelerados, em todas as áreas, incluindo no setor segurador. Adicionalmente, esta realidade, caracterizada pela mudança de um conjunto de padrões, é também uma oportunidade para as ideias criativas e para as novas abordagens. 

Nesta nova dinâmica, as apps têm vindo a ocupar um espaço crescente, nas mais diferentes áreas do quotidiano, inclusive no que se refere às saídas profissionais. Não é por acaso que, durante a narrativa, é apresentado Mário, um jovem pragmático, habituado a analisar racionalmente todas as vertentes de cada situação, que se depara com diferentes cenários nos quais o amigo, Manel Ricardo, apresenta uma visão diametralmente oposta. Enquanto interveniente criativo, esta personagem segue o seu espírito empreendedor, criando o seu próprio negócio assente num conceito original, para o qual desenvolve uma aplicação simples e atrativa. No decorrer da história, outras personagens ganham vida, como, Renato (músico e sócio de Manel Ricardo no negócio), Guida (uma nova amiga e provável estilista de sucesso) Madalena (também uma nova amiga, culta e inteligente). Na trama entram ainda Zilda (amiga de longa data de Manel Ricardo) e Zínia (uma surfista irreverente).

Ao longo da história as autoras fazem um convite ao pensamento criativo e desafiam o leitor a refletir sobre como desenvolver uma atitude inovadora perante situações por vezes adversas, nomeadamente, através da criação de novas abordagens ou do aperfeiçoamento de competências já existentes.

Com o objetivo de chamar a atenção para esta temática, o livro apresenta ainda, de forma acessível, diversas informações sobre a aposta do setor segurador nas experiências online, nomeadamente através de um conjunto de APPs disponíveis com o objetivo de facilitar o dia a dia dos utilizadores.

Com uma abordagem jovem sobre as temáticas tecnológicas, o livro será também apresentado durante o evento “Building the Future”, da Microsoft, que terá lugar de 26 a 28 de janeiro de 2021, no qual tecnologia, liderança e educação se cruzam para potenciar pessoas e empresas.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 276 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top