Esconder o rosto ou comparar-se com regularidade aos padrões de beleza impostos durante décadas pela publicidade e pelas contas que segue nas redes sociais deixarão de ser preocupações do século XXI – e, claro, suas! Apesar da acne, com os seus inestéticos pontos negros e borbulhas, se afirmar como uma problemática de pele universal que se faz anunciar de rompante e nos momentos em que menos esperamos (e precisamos) – da infância para a adolescência e desta para a vida adulta –, a La Roche-Posay apresenta agora um serviço gratuito que permite saber o nível da acne através de inteligência artificial – Effaclar Spotscan (https://pt.spotscan.com).

Aliando a tecnologia e a saúde, a marca francesa desenvolveu um serviço pioneiro que pretende ser uma extensão de uma consulta com um dermatologista especialista. Nesse sentido, através do Effaclar Spotscan é possível ter um acompanhamento personalizado e um follow-up após o diagnóstico.

A grande inovação passa, precisamente, pelo recurso a inteligência artificial e de que forma é feita uma avaliação do nível da acne. Além disso, o utilizador consegue ter uma noção mais precisa do progresso do tratamento, já que ao olhar-se ao espelho todos os dias, esta perceção muitas vezes acaba por não ser tão fidedigna. Assim, graças ao Effaclar Spotcan é possível evitar uma limpeza excessiva da pele com agentes irritantes, a proliferação bacteriana e as células mortas, e ter ainda uma dose extra de motivação para manter a pele saudável por muitos mais anos.

Mas como funciona então esta análise, que parece tão simples e fácil de concretizar? Basta aceder ao site https://pt.spotscan.com ou descarregar a aplicação “Effaclar Spotcan” para o smartphone – gratuita para os sistemas operativos Android (5.0 e versões mais recentes) e iOS (iPhone 5s e sucessores) – e captar três fotografias: frontal e perfis direito e esquerdo. A partir daí, o serviço irá analisá-las ao mais ínfimo detalhe, localizar quaisquer imperfeições, diferenciando-as entre si (borbulhas, pontos negros e marcas de pigmentação), e, assim, delimitar o nível de acne da pele; sendo que, a partir de um grau 2, Effaclar Spotcan aconselha uma consulta presencial com um dermatologista. Por sua vez, através de um simulador Antes/Depois, é possível ter um preview dos resultados esperados com a rotina sugerida e acompanhar o estado de evolução, graças ao Diário da Pele.

Como foi desenvolvida esta aplicação?

Para desenvolver um algoritmo preciso e inovador, a La Roche-Posay convidou dermatologistas nacionais e internacionais a analisarem mais de seis mil fotografias de homens e mulheres de uma miríade de etnias, tipos de pele e níveis de gravidade da acne, numa escala de 0 a 4+. Numa ótica de ‘win win’ entre os pacientes e os médicos, o serviço recomenda então uma rotina diária de limpeza e de hidratação para uma pele oleosa com tendência acneica baseada na gama Effaclar. 

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 415 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top