A Canon Europa lançou esta semana, a EOS RP – uma full frame mirrorless pequena, leve e prática, para amadores avançados que queiram dar um passo em frente no sistema revolucionário EOS R. Ideal para fotografia e vídeo de viagem, paisagem e retrato, a EOS RP promete um maior potencial, permitindo desfrutar de todos os benefícios do sistema EOS R – incluindo a focagem automática mais rápida do mundoi. Sendo, até à data, a mais pequena e a mais leveii câmara digital full frame com objetivas intermutáveis, é ao mesmo tempo prática e fácil de utilizar com resultados impressionantes quanto à qualidade de imagem. A EOS RP também permite aos fotógrafos e cinematógrafos explorar e utilizar todo o portefólio da Canon no que toca a objetivas EF e EF-S.

A Canon também anunciou o desenvolvimento da objetiva RF 24-240mm F4-6.3 IS USM – a companheira de viagem perfeita – prática quanto ao tamanho e ao nível de desempenho. É uma objetiva multifuncional versátil, para o fotógrafo ou cinematógrafo amador avançado, e oferece uma grande seleção de distâncias focais para captar fotos extraordinárias.

A EOS RP é uma câmara acessível, mas bastante avançada que integra a gama full frame da Canon. Ao oferecer um desempenho ótico full frame de próxima geração com o potencial de tirar partido de futuras objetivas RF, como a RF 24-240mm F4-6.3 IS USM, a EOS RP apresenta a inovadora baioneta RF, com o seu sistema de comunicação de alta velocidade de 12 pinos, “short back focus” (distância desde o anel de encaixe da baioneta até ao plano do sensor) e amplo diâmetro de 54mm da baioneta. Construída de raiz, a baioneta RF oferece objetivas com novos níveis de desempenho ótico, capacidade de resposta e funcionalidade. Os fotógrafos e cinematógrafos podem também conseguir o desempenho total das suas objetivas EF e EF-S, graças às três opções de adaptadores EF-EOS R, com funcionalidades adicionais quando se utiliza o anel de controlo ou o adaptador de filtro drop-in.

 Canon EOS RP

O sensor CMOS full frame de 26.2 megapixéis da EOS RP, juntamente com o mais recente processador da Canon, o DIGIC 8, oferece um avanço criativo com o equilíbrio ideal entre pormenor, controlo da profundidade de campo e um desempenho incrível em fotografia com baixa luminosidade. O ISO 40.000, otimizado para condições de pouca luz – e expansível até ISO 102.400 - funciona em conjunto com o poderoso sistema Dual Pixel CMOS AF, para permitir aos fotógrafos captar fotografias com confiança mesmo em ambientes mais escuros, com uma capacidade de disparo até -5 EViii.

Com ênfase na obtenção de excelente nitidez diretamente da câmara, a correção do DLO (Optimizador Digital da Objetiva) é aplicada na própria câmara, nas objetivas RF e num máximo de cinco objetivas EF, quando registadas na câmara. Para opções de pós-edição, a EOS RP oferece a última geração de ficheiros em formato RAW, o CR3 14 bits, bem como uma opção de RAW compacto, que ajuda a reduzir aproximadamente 40% no tamanho dos ficheiros RAW padrão. Isto aumenta a quantidade de imagens que podem ser armazenadas num cartão de memória, e ao mesmo tempo mantém a flexibilidade de captar fotos em RAW. Para edição instantânea, as imagens podem ser processadas na própria câmara com o Assistente Criativo, oferecendo uma variedade de filtros, efeitos e controlos que tornam simples a obtenção do resultado desejado para partilha imediata.

 

Portátil e prática, a EOS RP é a câmara digital full frame com objetivas intermutáveis mais leve e mais acessível que a Canon já lançou até ao momento. Com um peso de apenas 485gr iv, é excelente para viagens quando o espaço e o peso são limitados. Concebida para fotografar em diferentes situações, a câmara é construída com um chassis de liga de magnésio com peças exteriores de alta precisão, incluindo materiais vedantes para garantir a resistência à poeira e à humidade. Versátil na sua utilização, a EOS RP oferece um sistema Dual Sensing IS, que reduz a vibração quando fotografa com a câmara na mão, e um modo de disparo silencioso para um registo discreto. Uma velocidade de disparo contínua de até 5 fps, ou 4 fps com Servo AF, juntamente com uma entrada para cartões UHS-II, oferece um buffer ilimitadov quando se tiram fotografias JPEG ou RAW – suficiente para captar ação durante as viagens. O manuseamento EOS familiar de que a EOS RP também é dotada, é simultaneamente fácil, familiar e confortável de usar, com a flexibilidade de controlos personalizáveis, modos de cena e uma interface de menu gráfico – ideal para a adaptação a diferentes níveis de competência, durante a captação de fotografias ou a gravação de vídeos. O punho ao estilo EOS, bem concebido, o ecrã táctil Vari-Angle de alta resolução, com 7.5 cm, e o visor eletrónico OLED de tipo 0.39, inspiram o manuseamento de próxima geração, com enquadramento criativo completo e controlos tácteis na ponta dos nossos dedos – desde opções do menu até ao ponto de focagem. A EOS RP é compatível com uma variedade de acessórios EOS, incluindo o Extension Grip EG-E1- também lançado hoje – para um conforto adicional, e o Canon Speedlite 470EX-AI com AI Bounce (lançado em fevereiro de 2018).

A EOS RP adota uma abordagem sem compromissos no que respeita a focagem automática, com o Dual Pixel CMOS AF a oferecer a velocidade de focagem automática mais rápida do mundo, 0.05 segundosvi, e precisão com até 4779 posições de focagem automática selecionáveis numa área de enquadramento de até 88% x 100%. O visor eletrónico (EVF) – com 2.36 milhões de pontos e aproximadamente 100% de cobertura da cena – permite o registo e previsualização de excelentes fotos, em condições de iluminação reduzidas e difíceis. O modo de focagem automática Touch and Drag é um dos quatro métodos que facilita o controlo da área de focagem, enquanto faz o enquadramento utilizando o visor eletrónico, ou simplesmente tocando no ecrã LCD. Para retratos com impacto, o modo de focagem automática Eye AF, com ajuste contínuo, foca nos olhos do fotografado, se estiver no modo Deteção de Rosto, facilitando a obtenção de resultados profissionais e nitidez extrema, em todas as situações. Quando se captam imagens em movimento para fotografias ou vídeos, a EOS RP consegue seguir o motivo da foto em contínuo para ajustar-se a qualquer alteração no plano enquadrado. Para uma maior profundidade de campo quando se fotografa em macro, o “focus bracketing” (focagem escalonada) permite obter uma profundidade de foco impressionante, assegurando a máxima nitidez. Com um simples toque no obturador, este modo dispara continuamente com uma variedade de posições de focagem ajustadas automaticamente. O Digital Photo Professional para PC ou Mac pode, então, ser usado para ajuste da profundidade, criando uma imagem final que apresenta a profundidade de campo desejada. O modo de focagem automática Spot proporciona uma focagem precisa, quando captamos fotos em macro. Outros modos de focagem automática são o Face AF, 1pt AF, Expanded AF e Zone AF – oferecendo flexibilidade para uma variedade de temas.

 

Graças à conetividade Bluetooth e Wi-Fi, a EOS RP permite aos utilizadores controlar a sua câmara a partir dos seus dispositivos móveis, para tirar fotografias ou gravar vídeo de forma remota através da Wi-Fi. Isto é vantajoso para evitar distrair o motivo da fotografia ou para conseguir uma abordagem criativa, quer seja na observação de animais ou para conseguir um ângulo remoto ou único em atividades desportivas. Uma vez descarregada, a aplicação Canon Connect permite ter total controlo sobre as definições da câmara, visualização em direto e a opção de ligar a câmara remotamente através do Bluetooth. Quando ligada a um dispositivo iOS ou Android compatível, a EOS RP pode incorporar coordenadas GPS nas imagens, permitindo aos fotógrafos manter um registo dos locais que visitaram. Para partilhas em viagem, a EOS RP pode sincronizar imagens de forma automática com um dispositivo inteligente, bem como transferir os ficheiros RAW para a aplicação Canon DPP Express, para editar na hora.

A EOS RP oferece liberdade e possibilidades aos cinematógrafos que procuram uma câmara portátil e de fácil utilização. Com o seu processador DIGIC 8, a EOS RP pode realizar vídeos com resolução até 4K a 25 fps e em Full HD a 60 fps. Com características que incluem time-lapse 4K, temporizador de intervalo, Movie Servo AF e vídeos HDR, os utilizadores podem captar ação rápida e sequências em câmara lenta, bem como conseguir uma gama dinâmica expandida. O Dual Pixel CMOS AFvii possibilita uma focagem precisa e deteção facial, e o Movie Digital IS proporciona uma estabilização de vídeo de 5-eixos, para impedir a vibração quando as imagens estão a ser gravadas com a câmara na mão. As entradas de microfone e auscultadores ajudam a captar e monitorizar áudio em tempo real, enquanto o ecrã táctil Vari-Angle torna confortável a gravação numa variedade de ângulos. A função de Video Snapshot é uma forma simples de criar um resumo em vídeo de uma aventura em viagem, combinando segmentos de vídeo de 4, 6 ou 8 segundos para conseguir uma compilação de eventos e cenas memoráveis. Um codec fácil de gerir permite um trabalho de edição veloz e a redução do tamanho dos ficheiros para armazenamento.

A Canon reafirmou o seu compromisso contínuo com os sistemas EOS R e a baioneta RF, recentemente lançados, anunciando o lançamento de seis objetivas full frame (de formato integral) para lançamento durante 2019, em celebração da chegada a um marco histórico, a produção de 140 milhões de objetivas EF e RFviii. A RF 24-240mm F4-6.3 IS USM, a perfeita companheira de viagens – prática tanto em tamanho como em desempenho – está incluída neste “roteiro” de desenvolvimento de objetivas. Esta objetiva versátil, para todos os fins, destina-se aos fotógrafos ou cinematógrafos amadores avançados e oferece uma variedade de distâncias focais para captar imagens extraordinárias. As restantes cinco objetivas full frame RF que estão neste momento em desenvolvimento vão atender às necessidades de todos os utilizadores, desde os amadores avançados até aos fotógrafos e cinematógrafos profissionais, todos eles em busca da fotografia perfeita. Com base na tradição de objetivas da Canon, esta gama de objetivas ampliará as fronteiras da fotografia criativa, graças à nova ótica de última geração e processamento de imagem avançado, tanto para fotografia como para vídeo.

Para mais informação sobre o sistema EOS R e o compromisso contínuo da Canon com a baioneta RF, por favor visite https://www.canon.pt/cameras/eos-r-system/.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1641 vezes
Tagged em
Top