Robô humanoide Cruzr chega a Portugal - Wintech

O Cruzr, robô de serviço humanoide da UBTech, já chegou a Portugal. O novo modelo Cruzr foi apresentado recentemente na CES 2019, a maior feira de tecnologia do mundo, que decorreu em Las Vegas.

Com braços e mãos flexíveis, o Cruzr interage com os utilizadores através de linguagem corporal natural, e é capaz de dar apertos de mão, abraços, acenar e apontar. Consegue, ainda, decifrar as emoções da pessoa com quem está a interagir, reagindo de acordo com as mesmas.

Através de sensores, consegue seguir numa trajetória de forma autónoma, detetando e contornando obstáculos. Pode, por isso, fazer videovigilância durante o dia e também durante a noite, recorrendo à câmara de infravermelhos.

As suas utilizações são variadas: num aeroporto pode, por exemplo, dar informação sobre o estado dos voos, servir de rececionista num banco, ou mesmo de guia num museu. Em ambiente hospitalar, pode prestar apoio ao cuidador e às enfermeiras, pois pode ser programado para lembrar a hora dos medicamentos, fazer videochamadas, entre outras funcionalidades.

É, ainda, capaz de fazer reconhecimento facial, com uma taxa de sucesso de 98%, podendo registar dados de clientes de lojas, elevando assim a experiência do cliente e melhorando a qualidade do serviço das empresas.

O Cruzr conta com uma bateria que se estende até 24 horas em standy by e entre cinco a oito horas quando ativado. No caso de ficar sem bateria, o robô regressa automaticamente ao posto de carregamento, sem necessidade de interação humana.

O Cruzr é fabricado pela chinesa UBTech, uma das maiores fabricantes de robótica humanoide e inteligência artificial do mundo. Em Portugal é representada pela Beltrão Coelho, empresa pioneira na introdução da tecnologia dos robôs de serviço em Portugal e que oferece às organizações a possibilidade de tomarem contacto com esta nova tecnologia através de sistema de aluguer.

“Os robôs de serviço vieram para ficar. O Cruzr é um dos modelos mais avançados de robôs humanoides, já a ser utilizado por toda a Europa e Portugal não podia ficar de fora. Depois do sucesso com a robô Sanbot em 2018, apresentamos agora uma versão melhorada de um robô capaz de navegar sozinho e de forma autónoma em ambientes desestruturados.”, sublinha Eduardo Lucena, responsável pela divisão de robótica da Beltrão Coelho.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 364 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top