A mytaxi e a CARRIS anunciam uma parceria para a realização de um projeto piloto de transporte público na cidade de Lisboa para a edição deste ano do Rock in Rio, numa iniciativa que conta com os empresários de táxi e promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, enquadrado pelo regime jurídico do serviço público de transporte de passageiros, na figura do transporte público flexível.

Este projeto vai concretizar-se via plataforma mytaxi através da funcionalidade mytaximatch que será lançada especificamente para os dias em que decorre o Rock in Rio Lisboa, e que sob a designação “mytaximatch CARRIS” irá permitir a partilha de viagens de táxi até dois utilizadores distintos (no máximo quatro passageiros) que tenham como origem ou destino o recinto do festival no Parque da Bela Vista. Além disso, dentro do município de Lisboa esta viagem partilhada terá um preço máximo de 5€ por utilizador. 

O lançamento deste projeto piloto tem como principal objetivo proporcionar aos participantes do festival mais uma alternativa de mobilidade, garantindo um fluxo constante e uma resposta eficiente à necessidade de transporte num evento com a grande dimensão que tem o Rock in Rio. A existência de soluções alternativas ao transporte individual, mas também menos rígidas que o transporte regular de passageiros, são cada vez mais relevantes para garantir alternativas de qualidade para os cidadãos.

Estamos muito orgulhosos com esta parceria com a CARRIS, que nos vai permitir disponibilizar pela primeira vez em Portugal a funcionalidade match naquele que é um dos maiores eventos realizados no nosso país. Graças a este projeto piloto vai ser possível testar o transporte flexível em táxis, uma vez que ao acederem à mytaxi os utilizadores vão poder optar por utilizar o mytaximatch CARRIS”, desde que tenham como ponto de partida e/ou chegada o recinto do Rock in Rio. Para além de permitir aos utilizadores a dividir a viagem e os respetivos custos, esta funcionalidade será também uma mais-valia para o descongestionamento do trânsito e para uma maior mobilidade dentro da cidade”, afirma Pedro Pinto, Diretor Geral da mytaxi Portugal.

“A CARRIS tem orgulho em estar associada a este projeto piloto com a mytaxi, sendo um projeto que se insere numa visão de procura intensa de soluções, de vários tipos, com outros parceiros de mobilidade urbana, que levem as pessoas a deixar o transporte individual em casa e a optar pelo transporte público. A CARRIS pretende integrar-se com os vários ‘players’ do ecossistema de mobilidade, para oferecer soluções sustentáveis e confortáveis, que permitam operar uma mudança de mentalidade, para que Lisboa seja uma cidade que oferece melhor qualidade de vida e melhor ambiente”, António Pires, Vice-Presidente do Conselho de Administração da CARRIS.

Para Miguel Gaspar, vereador da mobilidade e Segurança da Câmara de Lisboa, “esta será a primeira oportunidade de mostrar em Lisboa as vantagens do táxi partilhado, uma solução flexível, porta-a-porta, que oferece total conforto para os utilizadores. São iniciativas como a mytaximatch CARRIS, bem como outras soluções de mobilidade partilhada também apoiadas pela Câmara de Lisboa, como o car sharing ou o scooter sharing que, cada vez mais, constituem uma alternativa ao uso do automóvel particular.”

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, pretende também demonstrar o potencial de inovação no mercado do transporte público, assim como a vontade e a adesão do sector do táxi para a inovação.

O piloto será realizado durante os dias do festival, não excluindo a CARRIS e a mytaxi a possibilidade de vir a aplicar esta solução em situações futuras.

 

Como funciona na prática este serviço?

 

Este serviço de partilha de táxi permite dividir os custos do táxi até duas contas de passageiro mytaxi dividir, desde que a direção seja a mesma.

Para realizar um pedido mytaximatch, o passageiro deverá:

  1. Abrir a aplicação
  2. Selecionar o pedido Match e introduzir o endereço ou a referência para onde deseja ir (por exemplo Rock in Rio Lisboa ou Parque da Bela Vista)
  3. Por fim, só precisa de aguardar uns minutos até à chegada do seu motorista.

A aplicação mytaxi permite que os custos da viagem sejam repartidos pelos dois passageiros, conforme a distância percorrida por cada um deles.

Apenas dois clientes podem fazer Match e no máximo cada cliente só pode levar um acompanhante consigo. Depois do segundo cliente sair, a viagem termina.

Caso não encontre um 2º passageiro até ao seu destino o preço da viagem nunca passa dos 5€!

Classifique este item
(0 votos)
Ler 478 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top