A Volvo Cars e a Volvo Trucks anunciaram que irão partilhar dados de forma a melhorar a tecnologia de segurança conectada. Esta partilha, que será feita em tempo real, tem como base um sistema alojado na cloud que permitirá uma comunicação entre veículos avisando os respetivos condutores dos potenciais perigos localizados nas suas proximidades.

 Esta será a primeira vez que a Volvo Cars irá partilhar dados de segurança com outra empresa.

A colaboração com a Volvo Trucks representa um primeiro passo com vista à criação de uma comunidade de veículos conectados que represente um impacto positivo significativo na segurança rodoviária em geral.

Já a partir deste ano, esta partilha de dados anónimos será realizada na Suécia e na Noruega, entre camiões Volvo equipados com os seus Sistema de Alerta de Perigo e automóveis Volvo equipados com o Sistema Hazard Light Alert.

A Volvo Cars tem uma vasta história de partilha de tecnologias de segurança de forma a permitir salvar o máximo possível de vidas. Recorde-se que, em 1959, a Volvo abriu aos outros construtores automóveis, a patente do cinto de segurança de três pontos, desenvolvida pelo Eng. Nils Bohlin que deste então já terá salvo mais de um milhão de vidas.

“A partilha de dados de segurança baseados nas nossas tecnologias irá evitar acidentes. Quanto mais veículos existam a partilhar estes dados, mais seguras se tornarão as nossas estradas. Estamos ansiosos por estabelecer novas parcerias que partilhem o nosso compromisso de segurança rodoviária. A segurança conectada irá permitir aos condutores Volvo evitar situações de perigo potencial”, referiu Malin Ekholm – Vice President - Volvo Cars Safety Centre.

Hazard Light Alert – Sistema único na indústria automóvel que avisa antecipadamente os condutores sobre os veículos que, à sua frente ativaram as suas luzes de perigo. Desta forma o condutor recebe informação relevante para que possa, antecipadamente, adotar uma postura mais defensiva, abrandando a sua velocidade. Este sistema é particularmente útil em estradas com pouca visibilidade.

Este Sistema tem estado disponível na Suécia e na Noruega desde 2016, onde tem equipado de série os novos modelos da série 90 e 60 bem como o novo XC40. Ao acrescentar camiões Volvo à frota que partilha esta informação será possível expandir a área de cobertura e identificar mais perigos potenciais.

Ao validar e agregar estes dados de forma anónima, a iniciativa estará de acordo com as diretrizes GDPR - General Data Protection Regulation, que a União Europeia tem vindo a levar a cabo este ano.

 

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