A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um robô-veículo, de mobilidade por medida, com um design emblemático que se harmoniza perfeitamente com o ambiente urbano. O objetivo é promover novas formas de deslocação nas cidades congestionadas.

Simultaneamente veículo e serviço, o Renault EZ-GO é o primeiro concept de robô-veículo elétrico, autónomo e partilhado, que permite aos utilizadores deslocarem-se desde um local identificado - uma estação - ou geolocalizado por uma aplicação. Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.

«Os serviços de mobilidade por medida e partilhada constituem uma oportunidade extraordinária para a Renault, sobretudo quando se trata das cidades. Muitas delas abrigam uma população envelhecida (ou, pelo contrário, muito jovem) que procura novas soluções de mobilidade», afirma Thierry Bolloré, Diretor Geral Adjunto do Grupo Renault. «Já começámos a desenvolver novos serviços de mobilidade e sabemos que o Grupo Renault está em ótima posição para investir neste mercado potencial com serviços de mobilidade elétricos, conectados e autónomos, vocacionados tanto para os particulares como para as empresas. O nosso novo concept oferece uma pré-visualização do que poderemos esperar no futuro.»

O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de concept-cars elaborados pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. Esta série será revelada ao longo de 2018. O EZ-GO surge na sequência do sucesso do lançamento do SYMBIOZ, o concept elétrico, conectado e dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4 destinado a particulares.

 

EZ-GO, um concept-car para uma mobilidade urbana partilhada

O EZ-GO é, ao mesmo tempo, um serviço e um robô-veículo partilhado, destinado a ser explorado tanto por empresas privadas como públicas. Representa uma alternativa aos veículos particulares e aos transportes públicos, como o metropolitano ou o autocarro. O EZ-GO foi concebido para transportar pessoas sozinhas ou em pequenos grupos.

Disponível a pedido, através de uma aplicação ou em estações fixas espalhadas pela cidade, este robô-veículo associa a flexibilidade e o conforto do veículo individual à eficácia e segurança dos transportes coletivos, que permitem aos passageiros não se preocupar com a estrada.

«Elegante e adaptado ao ambiente urbano, este veículo oferece uma visibilidade panorâmica de 360 graus, sem precedente na cidade, e ainda um espaço convivial e agradável, propício à descontração.» afirma Laurens van den Acker, Diretor do Design do Grupo Renault.

Graças a uma arquitetura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo alarga ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e permite que a luz do dia invada todo o habitáculo, graças ao teto panorâmico de vidro. A altura contida deste robô-veículo em nada interfere com a vista dos peões na cidade. Uma vez conectado à sua paragem, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada a bordo com toda a simplicidade tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.

O Renault EZ-GO está dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4, o que significa isto que é capaz de conservar a distância para o veículo da frente, manter-se ou mudar de faixa de rodagem e virar sozinho num cruzamento. Também pode, de forma autónoma ou através da sua ligação com o centro de controlo, colocar-se em modo de segurança em caso de incidentes excecionais nas proximidades. O Renault EZ-GO favorece ativamente a segurança dos passageiros, graças à velocidade máxima de 50 km/h. Além disso, a amplitude da sua porta frontal permite entrar e sair do veículo com toda a segurança e longe da zona de circulação, com iluminação do local onde a plataforma se irá estender no solo.

A inovadora tecnologia de quatro rodas diretrizes Renault 4CONTROL foi igualmente incorporada no veículo, para favorecer a agilidade e a segurança.

O concept EZ-GO materializa a visão do robô-veículo do futuro, mas o Grupo Renault não pretende ficar por aqui. A sua ambição é comercializar novas soluções de mobilidade partilhada e para isso, o Grupo continuará a desenvolver novos conceitos inovadores, graças às suas parcerias com empresas privadas e do setor público, explorando plenamente as capacidades da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em matéria de investigação e desenvolvimento.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 576 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top