A TomTom (TOM2) anunciou, durante o CES 2018, o lançamento de novas tecnologias e parcerias que têm como objetivo acelerar o futuro da condução e continuar a trabalhar no desenvolvimento da condução autónoma.

A empresa tecnológica, anunciou o lançamento do TomTom AutoStream, um serviço de mapas inovador, que permite aos veículos autónomos e aos sistemas mais avançados de assistência à condução, desenvolverem um horizonte para a estrada que têm à sua frente, através de streaming dos dados mais recentes de mapas, a partir da cloud da TomTom. Ao garantir que o mapa utilizado para alimentar as funções de condução mais avançadas é sempre a última versão, o TomTom AutoStream fornece um maior conforto e segurança ao condutor.

Ainda a propósito da condução autónoma, foi também apresentado pela marca o TomTom MotionQ, um conceito único de condução preditiva, que garante o conforto dos passageiros em veículos autónomos, através da cedência de um conjunto de pistas visuais que permitem ao passageiro antecipar o movimento do veículo. O TomTom MotionQ fornece sobreposições intuitivas no painel central, comunicando a intenção de movimento do veículo, incluindo curvas, aceleração e elementos do Mapa HD da TomTom, como os limites da estrada, as marcações ou a geometria.

O TomTom AutoStream foi lançado com dois parceiros iniciais, Baidu e Zenuity, enquanto o TomTom MotionQ pode ser visto no novo Rinspeed Snap, um veículo de conceito robot-táxi, que foi apresentado pela primeira vez no CES 2018.

Adicionalmente, a TomTom e a Qualcomm anunciaram que estão a trabalhar em conjunto para apresentar novas tecnologias de localização para condução autónoma – especificamente, ao fundirem o Mapa HD (alta definição) da TomTom com as tecnologias de câmara e dados de GPS da Plataforma Qualcomm® Drive Data, com o objetivo de gerar localizações fiáveis e altamente precisas para veículos autónomos e aplicações para carros conectados. 

Quer falemos de mobilidade inteligente, carros conectados ou condução autónoma, o denominador comum mínimo é tecnologia de navegação. O futuro da mobilidade depende de uma junção de mapas de alta definição, mapas em tempo real, software avançado de navegação e dados em tempo real obtidos a partir dos sensores nos veículos”, afirma Harold Goddijn, CEO da TomTom. “Foi a pensar nisto que este ano fizemos vários anúncios que consideramos essenciais para fomentar este futuro da condução, como o lançamento do TomTom AutoStream e do TomTom MotionQ, e de parcerias importantes com empresas como a Baidu e a Zenuity”, conclui. 

A TomTom anunciou ainda, no CES 2018, que venceu um prestigiado prémio de software, alcançando uma estreia absoluta na indústria, ao ficar nas principais posições do TIOBE Software Quality Award em todas as três categorias: projetos de grande, média e pequena dimensão, ao fornecer um software de navegação distintivo aos seus clientes.

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 670 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top