A Toyota Motor Corporation acaba de adotar o software Teamcenter da Siemens, um siste- ma PLM (Product Lifecycle Management), para expandir o seu sistema de gestão de informação relativamente à segurança de veículos. Com a adesão deste gigante na área da construção automóvel ao Teamcenter, mais de 80% dos fabricantes e fornecedores da indústria a nível mundial passam a incluir na produção dos seus automóveis este conjunto de soluções de software.  

 

Os requisitos de mercado relativamente às normas de segurança para veículos têm estado a aumentar constantemente nos últimos anos. Em 2011, a International Safety Organization (ISO) publicou a norma ISO 26262 que define a segurança funcional para equipamentos aplicada ao longo do ciclo de vida de todos os sistemas elétricos e eletrónicos no automóvel. Para assegurar o cumprimento desta norma ISO 26262, a Toyota decidiu implementar um novo sistema de gestão da informação sobre segurança baseado no sistema PLM (Product Lifecycle Management) da Siemens que normalizará os processos através dos vários departamentos e divisões da empresa. 

Após a avaliação de vários sistemas de software PLM, a Toyota escolheu o Teamcenter da Siemens não só devido à adoção generalizada do Teamcenter pela globalidade da indústria de construção automóvel como também pela política aberta da multinacional alemã em relação à tecnologia PLM como fatores importantes para esta decisão. O sucesso da implementação do Teamcenter na Toyota permitiu aumentar a colaboração entre as múltiplas divisões da empresa e aumentar significativamente a gestão da rastreabilidade da informação. Fato- res que, no seu conjunto, são fundamentais para o cumprimento das normas de segurança funcional estabelecidas no mercado a nível mundial. 

“Estamos bastante orgulhosos por ter conquistado a confiança da Toyota para uma iniciativa global tão importante como esta”, disse Chuck Grindstaff, presidente e CEO da Siemens PLM Software acrescentando: “Enquanto principais fornecedores de software PLM para a indústria automóvel, a Siemens leva o seu compromisso com o sucesso do cliente muito a sério. Estamos confiantes que continuaremos a providenciar a informação certa, no local certo e na altura certa, para assim ajudar a Toyota a continuar a tomar as decisões acertadas ao longo do ciclo de desenvolvimento dos veículos.” 

Soluções Siemens de Gestão do Ciclo de Vida do Produto – Software Teamcenter A Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM – Product Lifecycle Management) permite o acompanhamento de todo o ciclo de vida de um produto, desde a sua criação até ser descontinuado, garantindo uma maximização da eficiência dos processos com a consequente redução dos custos. Isto permite que os produtos sejam lançados mais rapidamente no mercado, com melhor qualidade e com um menor custo para o consumidor. 

O Teamcenter encontra-se entre os principais produtos do portfólio da Siemens PLM Software e é o sistema de Product Lifecycle Management mais utilizado a nível global. O Team Center gera inovação e melhora a produtividade ao ligar pessoas e processos em organizações de qualquer dimensão. É considerado o sistema de referência em termos de PLM e é utilizado em áreas tão diferentes como a indústria automóvel, a indústria aeroespacial, indústria naval, produtos de consumo ou eletrónica. 

Em Portugal, as soluções da Siemens PLM são usadas por clientes de diferentes áreas como a indústria dos moldes e plásticos, componentes, metalurgia e metalomecânica, produtos de consumo, energia, design industrial, mobiliário, entre outras. 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1359 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top