O especialista britânico em colunas de som KEF, marca distribuída em Portugal pela Infinite Connections, desenvolveu um produto que finalmente resolve o problema de quem pretende ter um sistema estéreo ou de cinema-em-casa com colunas sem fios… mas não quer prescindir das colunas que já possui.

O KEF Wireless System consiste em três componentes: um emissor e dois recetores, um por coluna, cada um dos quais com o seu próprio amplificador. A principal vantagem do produto é que possibilita levar sinal sem fios, de alta qualidade, a qualquer par de colunas, evitando assim que quem pretenda ter uma solução deste tipo tenha de optar por uma marca ou modelo sem fios específico.

 

O sistema destina-se tipicamente a ser usado para ligar sem fios colunas traseiras num sistema de cinema-em-casa 5.1 ou 7.1, mas também pode servir para levar som a um par de colunas estéreo em situações em que não seja desejável ou prático usar inestéticos cabos que fiquem à mostra – como varandas, pátios ou jardins.

Sistema universal

Este é o sistema ideal para quem já possui colunas de som convencionais de alta qualidade e que pretende montar um sistema de cinema-em-casa com reduzido impacto na decoração da sala.

O pequeno emissor é ligado diretamente à saída do amplificador A/V (sendo compatível com qualquer marca e modelo) e, depois, o sinal é emitido para cada um dos recetores, que ficam junto às colunas.

Cada um destes recetores inclui um amplificador Classe D de 50 Watts RMS, potência mais do que suficiente para qualquer tipo de coluna e de utilização, seja ela para reproduzir o som ambiente de uma sala de concertos ou as grandes explosões e efeitos especiais de um blockbuster de Hollywood.

 

Uma vez que a transmissão do sinal sem fios é feito através de radiofrequência e não de infravermelhos, como em muitos sistemas sem fios integrados, o KEF Wireless System é imune a interferências; aliás, as colunas e os respetivos recetores nem sequer precisam de estar na “linha de visão” do emissor. O alcance máximo do sistema é de cerca de 25 metros.

Tecnologia avançada

A KEF levou vários anos a desenvolver este sistema, pois pretendia encontrar uma solução que fosse capaz da mesma qualidade de som que é possível através de cabos, simplesmente dispensando quaisquer ligações físicas.

O sistema de transmissão desenvolvido pela KEF inclui tecnologias que resolvem simultaneamente os problemas de fidelidade do sinal enviado (que não é comprimido e tem qualidade igual à do CD Áudio) bem como de eventuais interferências, através de um algoritmo de correção de erros que permite uma transmissão sem problemas.

O KEF Wireless System está disponível no mercado português com um preço sugerido de €749 (kit completo com um emissor e dois recetores/amplificadores).

Classifique este item
(0 votos)
Ler 1139 vezes

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top