Num mundo de convergência entre a informática e a eletrónica de consumo, o resultado são sistemas audiovisuais domésticos com múltiplos componentes e… uma infinidade de comandos à distância.


A One For All, líder mundial na produção de sistemas de comando universais, possui diversas soluções capazes de substituírem os controlos remotos individuais de cada equipamento. No entanto, o novo URC 8800 é bem capaz de ser o derradeiro sistema de controlo à distância.

 

Designado Tablet Remote e já disponível em Portugal através da Esotérico, que representa oficialmente a marca, o URC 8800 é um sistema de controlo remoto sofisticado que não tenta reinventar a roda. Pelo contrário, tira partido de um equipamento que é cada vez mais comum em nossas casas – o tablet – para criar uma solução flexível e realmente universal.


O sistema consiste numa “app” gratuita (para iOS e Android) e num pequeno módulo (“bridge”) que transforma os sinais Wi-Fi do dispositivo móvel nos comandos de infravermelhos necessários para controlar à distância os equipamentos de eletrónica de consumo.


Além da maior flexibilidade oferecida, a principal vantagem desta abordagem, em contraponto com um comando universal convencional, é que é possível exibir graficamente no tablet apenas os controlos virtuais relevantes para o equipamento e as funções que estamos a usar no momento, o que torna a sua utilização mais fácil e intuitiva.


O sistema possui a capacidade de controlar mais de 6.000 marcas de equipamentos e 300.000 produtos e pode ser programado muito facilmente para comandar à distância todas as funções de até 80 dispositivos. Além das funcionalidades habituais (ligar/desligar, controlo de volume, seleção de canais, etc.), pode também ser configurado para executar conjuntos de funções de uma só vez, através da programação de “macros” ou “atividades”.


Uma vez que é possível colocar o sensor de infravermelhos em qualquer posição, o Tablet Remote pode até comandar equipamentos que estejam dentro de móveis e que dessa forma nunca poderiam ser controlados remotamente, mesmo com o seu comando original.


Entre os milhares de equipamentos passíveis de controlo encontram-se todas as “set-top boxes” dos operadores portugueses – MEO, NOS (ZON), Vodafone e Cabovisão – bem como consolas de jogos da Microsoft, Sony e Nintendo.


O Tablet Remote está otimizado para tablets Apple (com iOS 5.1 e superior) e Android (4.0 Honeycomb e superior) com uma resolução mínima de 1280x800. A app suporta a utilização dos dispositivos na horizontal ou na vertical, reajustando os gráficos de acordo com a posição do tablet.


O One For All Tablet Remote URC8800 está já disponível através da Esotérico, que representa a marca em Portugal, e tem um preço sugerido de apenas €79,99.


youtube.com/watch?v=OMIvCWrb59g

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2102 vezes
Top