Toda a gente sabe que os tinteiros são quase tão caros como algumas impressoras. Para que a sua carteira não fique rapidamente vazia, apresentamos-lhe um programa que promete reduzir o consumo de tinta até 75%. Saiba quanto custa, se vale a pena e como usá-lo.
Se é certo que as impressoras a jacto de tinta estão cada vez mais acessíveis, já no que diz respeito aos tinteiros as coisas não são bem assim. Alguns utilizadores inibem-se de imprimir só porque quando chega a hora de trocar tinteiros, a factura é demasiado pesada.
Alguns chegam a custar entre um terço a metade do valor da impressora, o que é absurdo.

Depois de algumas pesquisas, descobrimos um programa que anuncia uma redução de tinta até 75%. Trata-se do InkSaver, da Software Imaging. Pode fazer o ‘download’ de uma versão de demonstração – terminado o prazo de avaliação de 15 dias, o registo custa 34,99 dólares e pode ser feito no próprio site –, em www.inksaver.com, para avaliar as capacidades do programa. E foi isso que fizemos para vermos até que ponto é que havia uma diferença no consumo de tinta e a qualidade final das impressões feitas “intermediadas” pelo InkSaver. Os resultados não podiam ser melhores.

O programa funciona com praticamente todas as marcas de impressoras a jacto de tinta existentes no mercado (HP, Epson, Lexmark, Canon e muitas outras).

Testámos o programa com uma impressora HP Deskjet 940c. O que ele faz é substituir o ‘driver’ da impressora, interceptando os trabalhos enviados para ela, numa operação praticamente imperceptível para o utilizador. No caso de não pretender a intervenção do programa por alguma razão, pode alterar a situação no momento da impressão.

No primeiro teste socorremo-nos de uma página de texto com a cor preta. Com a barra nos 50%, a qualidade saiu beliscada, mas nada de alarmante. O que é incrível é que a impressão pareceu-nos ter sido mais rápida. É claro que pode ir aumentando, ou diminuindo a barra de poupança de tinta, piorando ou melhorando o resultado final.

Resumindo, ao passo que a maioria das impressoras possui três níveis de impressão (rascunho, normal e qualidade), o InkSaver tem vários, que podem ser definidos ao gosto de cada um.

No que respeita a fotografias a cores, a vantagem vai para o InkSaver. Enquanto a impressora, configurada em modo rascunho, “criou” uma imagem sem muita cor e um pouco pixelizada, o InkSaver parece ter distribuído um pouco melhor as gotas de tinta no papel. Impressionou pela qualidade, embora a impressão tenha sido um pouco mais lenta do que com o ‘driver’ original da impressora.

Se é um utilizador que imprime – ou deseja começar a imprimir – grandes quantidades de textos ou imagens, o InkSaver parece-nos uma boa aposta. Nem o preço pode ser considerado excessivo, já que corresponde (sensivelmente) ao valor de um tinteiro.
 
Na próxima página explicamos como utilizar o programa "passo-a-passo"...
 
Publicidade :
{mosgoogle}
{mospagebreak} 

Como Utilizar o InkSaver : Passo-a-Passo

1. Faça ‘download’ do programa no site www.inksaver.com. A versão 2.0 só funciona no Windows 2000 ou XP. Existe uma versão 1.2 para Win 98 e Millenium.



2. Depois instale o programa. Nesta fase terá oportunidade de definir a impressora que será configurada pelo InkSaver.

 
 
3. Na última página da instalação, pode imprimir uma página de teste de forma a comparar resultados. Depois clique em ‘Finish’. O programa deve iniciar automaticamente. Para experimentar o programa, clique no botão ‘Try’ e depois em ‘Continue’, iniciando o teste por 15 dias.


4. Na guia ‘Current Ink Settings’ define a percentagem de economia de tinta (varia entre os 0% e os 75%). No canto inferior direito, em ‘Printer Settings’, deve activar ‘Enable Ink Saver’ para o programa activar-se quando mandar imprimir um documento. Se quer que o InkSaver peça uma confirmação na altura de imprimir, seleccione ‘Ask me before every print job’ e depois em ‘Apply’.


5. Deve ter reparado que o InkSaver faz uma projecção de quanto vai poupar em euros, quando move a barra de economia de tinta. Para que as contas saiam o mais correcto possível, na guia ‘Ink Savings Estimator’ coloque os preços do tinteiro de preto e cor, em ‘Average cost per cartridge’. Indique, dentro do possível, a quantidade de tinteiros que gasta por ano, em ‘Cartridges used per year’. No nosso caso colocámos o preço médio dos tinteiros como 23 Euros/preto e 23 Euros/cor, com um gasto anual de 4 tinteiros de preto e dois de cor. Resultado: com a barra nos 50%, poupamos anualmente 75 Euros. Dá para pagar os 34,99 dólares do registo e ainda sobra dinheiro...


6. No ícone do InkSaver que agora tem ao lado do relógio, pode definir, a qualquer momento, a percentagem de economia, ou então desligar o InkSaver. Clique com o botão direito do rato sobre o ícone, seleccione a impressora e escolha a opção no menu que aparece.


 HomePage : InkSaver
 Download : InkSaver 2.0
 Licença: Trial (15 Dias) | Sistemas Sup.: Windows XP/2000 | Custo : 35€

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 12912 vezes Modificado em Out. 10, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top