Uma das grandes "dores de cabeça" dos utilizadores, e também dos programadores criadores de sistemas operativos (como é o caso da Microsoft) é o tempo que o software demora a arrancar até que o sistema fique totalmente operacional.

Um dos exemplos mais flagrantes é o caso da Microsoft que desde o Windows Vista tem vindo a debruçar-se cada vez mais sobre o tempo que o sistema operativo demora a arrancar e a ficar operacional. A chegada do Windows 7 trouxe uma "lufada" de ar fresco em relação a este assunto e o mais recente sistema operativo da Microsoft é, sem dúvida, um dos mais rápidos que a Microsoft desenvolveu.

Como se sabe existem muitas formas de tentar optimizar o iniciar do computador e onde, por exemplo, a desactivação ou eliminação de determinadas aplicações do arranque do sistema operativo podem servir como solução. Outra solução é, e em particular para os utilizadores mais conhecedores, aceder ao MSCONFIG e desactivar algumas aplicações ou serviços do arranque, porém este processo é bem mais complicado e pode comprometer a estabilidade do sistema.

Mas hoje, e a pensar nos utilizadores menos experientes, trazemos uma aplicação que pode facilitar (e muito) esta tarefa de optimização. A aplicação chama-se Soluto e, apesar de ainda se encontrar em fase Beta, apresenta um nivel de estabilidade e funcionalidade muito satisfatório.

Agora que já revelamos o nome desta fabulosa aplicação vamos dar ínicio a este tutorial e ajudar os nossos visitantes a optimizarem o seu sistema operativo.

A Instalação

Para começar vamos até ao site do produto em http://www.soluto.com . De seguida vamos descarregar o programa carregando no botão Download.




Agora que já descarregamos o software vamos dar inicio à sua instalação, para tal basta clicar no botão "I Agree-Install". De imediato será iniciado o processo de instalação e onde a aplicação vai verificar se, por exemplo, o .Net Framework está instalado, passando de seguida para a criação de um "Ponto de Restauro" e posteriormente para o processo, propriamente dito, de instalação da aplicação no sistema.




Utilização

Assim que o software é instalado é colocado um pequeno icone na barra de notificações, junto ao relógio. Uma vez executado (com um duplo-clique), o software é executado e somos convidados a re-iniciar o sistema. Devemos fazê-lo para que o programa obtenha a primeira informação sobre o sistema e ao mesmo tempo para tentar perceber quais os programas que estão a provocar a lentidão no arranque.


Depois de termos re-iniciado somos desde logo "brindados" com uma informação no canto inferior esquerdo (normalmente junto à "Orb" do menú iniciar do Windows) com o tempo que o sistema demorou a arrancar.


{mospagebreak} 
 
Para voltar a executar o programa vamos novamente à area de notificação e vamos abrir novamente o Soluto. A aplicação vai de seguida efectuar um estudo às aplicações e apresentará de seguida quais os aplicativos que estão a atrasar o arranque do Windows...


No gráfico que é apresentado é possivel ver quais os aplicativos que poderemos eliminar (sem problemas) e que nos vão permitir ter um arranque mais rápido. Por exemplo, e pegando no que está a verde (que significa podermos eliminar do arranque sem problemas), vamos ver um a um quais os programas fundamentais para o iniciar...


Começamos pelo Windows Live Messenger e onde podemos poupar 8 segundos no arranque. Aqui temos três opções : manter o programa a arrancar no sistema, atrasar o seu arranque e só se iniciar quando o sistema tiver completado as tarefas de inicialização, ou eliminar o produto do arranque...No nosso caso vamos atrasar a sua inicialização...Atraso esse que nos vai permitir poupar 8 segundos. De seguida no Windows Media Player Network Sharing Service vamos, simplesmente, colocar em pausa (ou seja não irá arrancar cada vez que o sistema operativo inicializa) e poupamos mais 2 segundos. Fazemos o mesmo para as outras aplicações que temos a verde, recordamos que não terão qualquer impacto no bom funcionamento do sistema operativo, e verificamos que poupamos um total de 10 segundos.



Avançamos de seguida para a área que apenas os utilizadores mais ou menos conhecedores do que estão a mexer deverão prosseguir. Aqui encontramos, por exemplo, o software antivirus.

No nosso exemplo vemos que o ESET Smart Security demora cerca de 13 segundos a arrancar, podemos experimentar atrasar a sua inicialização carregando no botão "Delay". Continuamos com esta tarefa, e em alguns casos atrasamos o seu arranque para uma altura em que o sistema já tenha acabado o carregamento das aplicações essenciais para o bom funcionamento e noutros casos simplesmente deixamos de os carregar no sistema. Numa primeira abordagem, esta pequena limpeza vai-nos permitir poupar quase meio minuto, ou seja, vamos carregar o sistema operativo em minuto e meio...


Agora que já concluimos a primeira "passagem" pelas aplicações que podem estar a atrasar o arranque vamos avançar com um novo reboot ao sistema.


Uma vez arrancado o sistema operativo, vemos que as aplicações base do sistema estão a ser carregadas sendo que só depois delas estarem completamente a funcionar é que o Windows Live Messenger ou o Antivirus é que são carregados.

Uma chamada de atenção para quem quiser voltar a pôr tudo como estava antes, pois como dissemos este software faz um ponto de restauro e assim sendo poderá ser utilizado como forma de recuperação do sistema para uma altura antes da instalação da aplicação. Outro alerta é que caso o utilizador pretenda voltar a colocar determinada aplicação no arranque do sistema basta escolhê-la e seleccionar a opção "In Boot"...

Cada vez que o sistema operativo é iniciado, e cada vez que vemos a janela do Soluto, verificamos que cada vez mais o arranque demora menos tempo. Isto é um sinal claro de que o programa está lá a fazer o seu trabalho e, mais importante de tudo, de forma eficiente...


Uma das caracteristicas e funcionalidades interessantes que este software dispõe é que apresenta um gráfico onde é apresentado o tempo que o sistema demora a arrancar deixando-nos a percepção clara do que está a atrasar o iniciar do sistema operativo...

Experimente e deixe-nos os resultados da sua experiência !

 Download : Soluto
 HomePage : Soluto
 Licença : Freeware | Sistemas Sup. : Windows XP / Vista / 7
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8289 vezes Modificado em Out. 18, 2010

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top