Neste tutorial vamos aprender a instalar o programa Microsoft Virtual PC no Windows XP.

Mas afinal o que são Máquinas Virtuais e o que é o Microsoft Virtual PC ?
Com as máquinas virtuais, nós podemos instalar produtos que estejam em fase beta (Windows ou outros programas que sejam produtos ainda em fase de testes), sendo que o Microsoft Virtual PC é a aplicação que permite “emular” estas maquinas virtuais .

Por um lado a grande vantagem das máquinas virtuais é essa (a de podermos testar software sem ter de recorrer a um outro computador), mas a sua grande desvantagem é os recursos que elas consomem e as poucas definições que elas apresentam para podermos ajustar o hardware da forma que queremos (por exemplo podemos ajustar o total de RAM a ser utilizada, mas não podemos ajustar a memória utilizada pela placa gráfica na máquina virtual). Vamos então começar o nosso tutorial.

Instalação

1)    Antes de tudo, precisamos de fazer o download do Virtual PC. Podemos fazer o download directo a partir deste link . Para acelerar o download, podemos utilizar o IDM (por exemplo).

 


2)    Clicar duas vezes sobre o ícone onde diz setup.

 


3)    Nesta janela só terá que clicar em Next.

 

Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}
4)    Agora aparece-nos os termos da licença do produto. Para continuar-mos a instalação devemos seleccionar a opção I accept the terms in the license agreement. Depois clicamos em Next.



5)    Aqui podemos alterar o nome e a organização onde este programa é instalado. Depois das alterações clicamos em Next.

 

 

6)    Aqui podemos alterar o directório onde o programa irá ser instalado. Quando as alterações estiverem feitas (ou se não fez alterações) clique em Install.

7)    Clique agora em Finish. A instalação foi feita com êxito. Agora quando executamos o Virtual PC pela primeira vez, ele irá guiar-nos passo a passo para montar-mos uma máquina virtual.

Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

Configuração Passo-a-Passo de Uma Máquina Virtual


1)    Temos de abrir o programa Virtual PC. Para tal teremos de abrir o Menu Iniciar, ir a Todos os programas e clicar em Microsoft Virtual PC.


2)    Aqui só é preciso carregar em Next.


3)    Selecciona-mos Create a virtual machine. Depois clique em Next.

 

4)    Aqui temos que dar um nome à máquina virtual. Por definição, os ficheiros da máquina virtual vão para a pasta My Virtual Machines, em Os meus Documentos. Aqui podemos alterar a localização para onde esse ficheiros vão ser gravados. Depois de ter feito as alterações necessárias clique em Next.

 Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}

5)    Agora teremos de seleccionar-mos o sistema operativo que vamos instalar na máquina virtual. Se o sistema operativo que quiser testar não estiver na lista seleccione Other. Depois de seleccionado clique em Next.

6)    Tal como estava escrito no início deste tutorial, nós podemos configurar alguns aspectos como a RAM e o disco rígido a ser utilizado nas máquinas virtuais. Agora vamos poder configurar o sapecto da RAM a ser “desviada” para a máquina virtual. Podemos utilizar as definições predefinidas (neste caso 128 MB de RAM) ou podemos indicar a porção de RAM que desejamos que seja utilizada. Para podermos indicar essa “porção” de RAM seleccinamos a opção Adjusting RAM e andamos com o cursor (se andarmos para a direita ele aumenta a tal “porção” e se andarmos para a esquerda ele diminui a “porção” de RAM). Depois de tudo estar como queremos, clicamos novamente em Next.


7)    Aqui só teremos que seleccionar a opção A new virtual hard disk e clicar em Next.

 

8)    Neste passo podemos alterar o espaço para a partição do sistema operativo que vai ser instalado na máquina virtual. Altere de acordo com o espaço que lhe quer dar. Atenção que o espaço para essa partição tem um limite e tem de estar em MB. Depois de dar o espaço para a partição clique em Next.

9)    A configuração da máquina virtual foi feita com sucesso! Agora para iniciar a máquina virtual basta dar dois cliques em cima da máquina que se quer iniciar ou então seleccionar a máquina pretendida e clicar no botão Start.

Agora resta fazer a instalação do sistema operativo que pretende da forma normal, tal e qual como se não estivesse a utilizar uma máquina virtual e sim como uma máquina "acabada" de formatar...


 HomePage : Microsoft Virtual PC
 Download : Microsoft Virtual PC

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 17559 vezes Modificado em Set. 19, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top