Como se sabe, o Windows 7 é o sistema operativo mais recente que a gigante norte-americana Microsoft lançou no mercado. Pelo mundo fora existem pessoas que gostam de ter a instalação do seu sistema operativo personalizada a seu gosto, como por exemplo, com todas as configurações definidas aplicadas automaticamente.

Infelizmente, criar uma imagem ISO personalizada de um sistema operativo ainda é um tanto ou quanto confuso. De forma a clarificarmos o processo, vamos explicar como criar uma instalação do Windows 7 personalizada a seu gosto, usando o programa RT Seven Lite.

Requisitos mínimos para executar o Sistema Operativo e o RT 7 Lite:

- WAIK – Windows Automated Instalation Kit (apenas para o Windows Vista)
- DOT NET Framework 3.5 (já incluído no Windows Vista e Windows 7)
- Adobe Flash Player – versão ActiveX
- Tecnologia de Virtualização
- 1 GB de Ram (para instalações de 32 bits) / 2 GB (para instalações de 64 bits)
- 20 GB de espaço em disco
- Drive de DVD-Rom
- Processador Dual Core
- Placa Gráfica com pelo menos 256 mb de memória dedicada

Procedimentos:
O programa funciona por etapas, ou seja, personalizar a sua instalação do Windows 7 irá seguir uma ordem de etapas sendo elas:

Integração – Aqui poderá adicionar as mais recentes actualizações para o Windows 7, pacotes de idiomas, drivers etc.
Remoção de componentes – Aqui poderá adicionar e remover componentes do Windows 7 deixando-o mais leve e/ou com as suas aplicações favoritas
Modificações (Tweaks) – Aqui poderá alterar as definições do sistema com por exemplo a energia, hora etc.
Instalação Automática (Un-Attended) – Aqui poderá adicionar a sua chave de activação do Windows, configurar a resolução da tela, configurar a rede etc.
Customização – Aqui poderá adicionar os seus extras tais como papéis de parede, ícones etc.

Agora que já conhecemos o funcionamento básico do programa, vamos criar uma instalação personalizada …

Depois de instalarmos (a instalação é do estilo next > next) temos de ter o cuidade de executar a aplicação com previlégios de Administrador. Feito isso e ao abrirmos o RT Seven Lite vamo-nos deparar com a janela principal do programa…
 
Ecrã Principal da Aplicação

Vamos agora colocar o DVD com a instalação original do Windows 7 (ou seja, sem modificações) na drive de CD/DVD e clicar no botão “Browse” do programa, na janela que aparece seleccione a sua drive de CD/DVD.
 
Seleccione a Sua Drive de CD ou DVD

Ao clicar em “OK” o programa irá dar a mensagem que os ficheiros têm que ser copiados para o computador (porque vão ser modificados). Clique em OK para iniciar a cópia dos ficheiros.

Clique OK para Iniciar a Copia dos Ficheiros

Ao clicar no botão OK o programa vai perguntar onde quer que os ficheiros sejam copiados, sugiro uma pasta no Ambiente de Trabalho por ser de fácil acesso.

O programa iniciará então a cópia dos ficheiros, aguarde.

A Copiar Ficheiros
 
No fim da cópia o programa irá perguntar que edição do Windows é que deseja modificar. Mas porquê? Como se sabe, cada DVD do Windows trás todas as versões disponíveis para serem instaladas, sendo que a versão instalada depende da chave que lhe é inserida, por exemplo se for uma chave para o Windows 7 Home Premium o instalador instala o Windows 7 Home Premium, se for para o Windows 7 Ultimate o instalador instala o W7 Ultimate etc.

Seleccione a Versão do Windows

Escolha a versão que corresponde à sua chave (no nosso caso, o Windows 7 Ultimate) e clique em OK.
O programa irá carregar a imagem... mais uma vez, aguarde.
 
Aguarde enquanto carrega a imagem

No fim de a imagem estar carregada, a opção “Tasks” fica aberta. É para lá que vamos agora…

Vamos seleccionar a opção “Select All”…
 

Como é possível ver, todas as outras opções (etapas) do painel lateral esquerdo ficam agora “abertas”. Vamos começar pela primeira, ou seja, a “Integration”

Aqui, na primeira etapa Integration podemos adicionar os Updates para o Windows 7, os Drivers (atenção que se adicionar drivers à instalação do Windows, só poderá instala-lo no computador a que os drivers se destinam), Pacotes de Idiomas e finalmente os Programas.
Infelizmente, tudo tem que ser descarregado pelo utilizador. No nosso caso, vamos só adicionar a aplicação BatteryCare.
 

Nota: Para adicionar uma aplicação, só tem que clicar no botão Add e navegar até ao executável da aplicação. Depois é só seleccionar, dar um nome à Aplicação e está feito.

Depois de adicionarmos tudo o que desejamos, vamos para a etapa seguinte: Features Removal.
{mospagebreak}
Nesta etapa podemos remover as componentes do Windows que não utilizamos com por exemplo, o Internet Explorer, Drivers desnecessários, Paint, Notepad, jogos, serviços etc.

Aviso: Tenha atenção ao que vai remover. Remover itens sem saber/ter a certeza o que são pode causar muitos danos ao computador. Por favor, remova só o que tem a certeza do que é.
 

Depois de remover os componentes que não usa, vamos passar para a etapa seguinte: Tweaks (modificações).
Nesta etapa pode configurar as mais diversas opções do Windows tal como a Firewall, o UAC (User Acount Control), os efeitos visuais etc etc.
 

 No fim de configurar todo o sistema, vamos para a etapa seguinte – que é a mais útil de todas – Un-Attended (Instalação Automática)
Nesta etapa, podemos transformar a Instalação LENTA do Windows numa Instalação super RÁPIDA do Windows pois podemos adicionar a chave de activação, aceitar os termos, escolher a língua e o formato do teclado etc. etc. tornando a Instalação do Windows super rápida sem necessidade de intervenção do utilizador (praticamente).
 

 Após configurarmos tudo na “Instalação Automática” passa-mos para a etapa “Customization”. É aqui que vamos personalizar o nosso Windows (não confundir com a instalação do Windows) como por exemplo, adicionando wallpapers à sua escolha, temas, screensavers, documentos etc. Tudo na aba correspondente.
 
 
Agora que temos todas as etapas feitas e todas as personalizações desejadas foram concluídas, temos que aplicar tudo. Para isso, vamos clicar no botão “Apply” que se encontra no canto inferior direito da janela (ver imagem acima).

Iremos finalmente poder começar a “Criar” a imagem personalizada do nosso Windows 7. Para isso, na janela que aparece vamos clicar no botão “Commit” que está em baixo (ver imagem seguinte).


Agora, dependendo da quantidade de modificações/personalizações que tenha feito o programa irá demorar mais ou menos tempo. Aguarde.
 

No fim do (longo) processo, vamos ver a mensagem a indicar que o está concluída a imagem. Vamos clicar em “Finish” para fechar o programa.
 

Agora só resta gravar para um DVD os ficheiros originais que agora estão modificados e terá a sua cópia do Windows 7 personalizada pronta a instalar.

 Autor: Emanuel Alves
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 30364 vezes Modificado em Mar. 16, 2010
Top