Instalar o Windows XP Através de Pen USBCom o advento dos “Netbooks” – computadores pequenos, sem drive óptica – a necessidade de instalar o Windows a partir de dispositivos digitais (ou seja, sem CDs/DVD’s) aumentou bastante.

Felizmente, existem tecnologias, programas, ferramentas etc. que nos facilitam imenso este trabalho. Face a esta crescente necessidade vamos explicar como conseguir instalar o Windows XP a partir de uma simples Pen USB. Para isso vamos ter de recorrer a uma fantástica ferramenta : a “WinSetupFromUSB”…

Material Necessário:
 Pen USB com espaço mínimo de 1 GB
 WinSetupFromUSB
     Download : WinSetupFromUSB 0.2.3
 CD de Instalação do Windows XP (Preferêncialmente Com o SP3)

Agora que tem tudo o que é necessário, vamos começar a criar os dados na Pen USB através do “WinSetupFromUSB”.

Atenção: Este processo de colocar os ficheiros na Pen tem que ser feito num computador com drive de CD/DVD.

Nota:
A Pen USB que vai usar, será formatada e perderá todos os seus dados, faça um “Backup” antes de começar este processo.

1 – Conecte a Pen USB no computador.
2 – Depois de a Pen ter sido reconhecida/instalada, vamos instalar e abrir o programa “WinSetupFromUSB”.

Ecrã de Instalação do WinSetupFromUSB

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

3 – Depois de o programa estar aberto, vamos inserir o CD de instalação do Windows XP e indicar o caminho no primeiro campo que tem o nome de “Windows 2000, XP, 2003 Server Source” (clique em “Browse” e depois seleccione a sua drive de CD/DVD).

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

4 – Depois de seleccionar o CD do Windows, tem que indicar o caminho para a sua Pen. Sendo assim, faça exactamente como fez para o CD do Windows XP, no campo “USB Disk Selection” e, na janela que aparece, seleccione a sua Pen USB. Atenção: Tem que seleccionar a sua Pen correcta.
5 – Depois de seleccionar a sua Pen USB, vamos formata-la. Para isso, clique no botão “RMPREPUSB”
6 – Na janela que irá abrir, no campo “Device”, seleccione a sua Pen USB. Mais uma vez atenção pois tem que ser a que seleccionou anteriormente no “WinSetupFromUSB”. Voltamos a lembrar que a Pen vai ser formatada, por isso, antes de começar a formatar, certifique-se que copiou todos os dados para um local seguro.
7 – Ainda no RMPREPUSB, no campo “File System”, seleccione a opção “FAT16”.Seleccione ainda em Boot Options, a opção "WinPE/Vista".

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

8
– Feito isto, clique no botão “Prepare Drive”.
9 – Depois de a formatação da Pen estar concluída, feche o RMPREPUSB, clicando no botão “Eject Drive” e “Exit”.
10 – Vai voltar então ao “WinSetupFromUSB”, clique em “Go” e o programa irá começar a criar os dados na sua Pen. (Este processo de cópia vai demorar largos minutos).

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

11 – Quando estiver concluído, coloque a Pen no seu computador que não tem a Drive de CDs (ou que por outro motivo, esta não funciona) e reinicie o computador.
12 – Terá que configurar a sua BIOS para que o boot seja dado pela Pen.
13 – Quando o boot iniciar, seleccione a opção “Windows XP … Setup” , de seguida seleccione a opção “First Part of Windows XP Setup”. Isto irá iniciar a instalação do Windows XP.

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

14 – O seu computador irá reiniciar. Volte a fazer o boot pela Pen, mas desta vez, seleccione a opção “Windows XP Second Part + Start Windows for first time”. Isto irá concluir a instalação do Windows e irá iniciar a sua configuração.

Ecrã de Instalação do  WinSetupFromUSB

15
– Feito isto, apenas terá de se dar ao trabalho de configurar todo o hardware do computador que não seja detectado pelo Windows XP, como por exemplo, placa de som, camara web, modem,etc...

Quando terminar, poderá voltar a formatar a sua pen e colocar de novo os seus dados.

 Autor: Emanuel Alves
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 18576 vezes Modificado em Mar. 11, 2010
Top