Sem dúvida alguma que um dos “guias” mais lidos da WinTech é o da Instalação do Windows Vista .

Por outro lado também não há dúvida que uma das formas mais usuais de instalar o Windows Vista é como “segundo” sistema operativo, continuando em muitos casos o Windows XP a mandar no “PC lá de casa”, contudo há sempre a hipotese de “arrependimento” e o utilizador querer desinstalar o Windows Vista da sua máquina.
Tal como num dos guias anteriores vamos utilizar o VistaBootPro para este pequeno tutorial e que pode ser descarregado daqui ou directamente do site do produto, aqui .

Aviso : Como em qualquer dos casos onde se “mexe” com o sistema operativo devemos efectuar um backup de todos os dados importantes (para o caso de haver algum imprevisto).

Em primeiro lugar vamos iniciar o Windows XP e de seguida instalar e executar o nosso "amigo" VistaBootPro.

De seguida navegue até ao “botão” Manage OS Entries e selecione a entrada Microsoft Windows Vista. Clique agora no botão que corresponde ao Apagar (veja o exemplo na imagem seguinte) e confirme em OK para eliminar o Windows Vista do registo BCD.



Agora pode fechar o VistaBootPro.
De seguida e no seu desktop clique com o botão direito em “My Computer” e de seguida seleccione a opção "Manage".



Publicidade :
{mosgoogle}

{mospagebreak}
 
A ferramenta “Computer Management” vai então surgir.  No menu do lado esquerdo clique na opção “Disk Management” sendo que de seguida surgirá todas as suas partições presentes no seu sistema. Agora (e deverá ter a certeza do que está a fazer) vai clicar com o botão direito na partição onde está instalado o Windows Vista e de seguida escolher a opção “Format”...


Na janela de Format pode definer o novo nome para a partição. Pode ainda alterar outras definições como por exemplo o sistema de ficheiros e o tamanho da unidade de alocação. Apesar da presença destas opções recomendamos que utilize as opções que já estão selecionadas por defeito e clique no botão OK para confirmar.
Se não quiser ficar muito tempo à espera pode sempre optar por fazer um “check” na opção  Perform a quick format e de seguinda pressionar o botão OK.



Vai então surgir uma mensagem no ecrã a alertar o inicio da formatação. Clique em OK para dar o seu inicio.



Como é normal esta formação pode demorar poucos segundos ou alguns minutos dependendo sempre das opções tomadas no passo anterior assim como do tamanho da partição. Quando concluido este processo o Windows Vista deixará de estar definitivamente eliminado do seu computador...

Publicidade :
{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 27804 vezes Modificado em Ago. 27, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top