Se foi um dos muitos utilizadores que decidiu experimentar o Windows 7 BETA 1, é provável que o tenha feitor recorrendo ao método Dual-Boot em paralelo  com outro Sistema Operativo como, por exemplo, o Windows XP. Pois devemos estar cientes que apesar da versão disponibilizada no inicio do ano ser bastante estável, é preciso ter em consideração que esta se trata de uma versão BETA.

Desta forma, e depois de na WinTech já termos apresentado um Guia de como remover o Windows 7 de forma segura (sem desinstalar o outro sistema operativo instalado em Dual-Boot) trazemos uma dica que permitirá igualmente eliminar o Windows 7 (sem recurso a qualquer tipo de software adicional). Este método pode ser igualmente útil e funcional com o Windows Vista. Ou seja, este método funciona caso tenham instalado em dual boot o Windows XP e o Vista, ou o Windows XP e o Windows 7, e caso o utilizador pretenda ficar apenas com o Windows XP instalado no seu computador.

Vamos então dar inicio a este pequeno Guia :
1. Iniciar o computador pelo Windows XP
2. Inserir na drive de DVDs, o DVD do Windows 7 ou do Windows Vista

NOTA:  O método e ficheiro contido no DVD é o mesmo, pelo que ambos funcionam. Não é obrigatório utilizar um DVD do Windows 7 para o eliminar! Pode utilizar um DVD do Windows Vista para eliminar o arranque do Windows 7, e vice-versa.

Por exemplo, às vezes, e porque o utilizador tem o Windows XP 32bits instalado e decidiu experimentar a versão 64bits do Windows 7, ao introduzir o DVD do Windows 7 irá ocorrer numa mensagem de erro de aplicação Win32 inválida. Dessa forma, poderá recorrer, caso tenha, a um DVD do Windows Vista 32bits visto que o efeito é o mesmo!

3. Pressione as teclas ‘Win + R’ de forma a abrir o menu Executar
4. Com a janela de Executar aberta, digite o seguinte e clique em Ok:
[Letra da Unidade DVD]:\boot\bootsect.exe /nt52 ALL /force

NOTA:  Altere o campo negrito acima [Letra da Unidade DVD] pelo sua unidade.

5. Retire o DVD do Windows Vista/7 do seu computador e reinicie-o
6. O Windows XP irá agora arrancar normalmente
7. Elimine os ficheiros Boot.BAK e/ou  BootSect.BAK do seu directório principal do Windows XP

NOTA:  Se utilizar outro Sistema Operativo para além do Windows XP não deve remover os ficheiros indicados no passo (7.)!

8. Agora já pode remover manualmente todos os ficheiros do Windows Vista/7 ou formatar a partição que contém os referidos SO.

Está então concluído. Agora o utilizador voltará a ter apenas instalado no seu computador o Windows XP.

 Autor : Tiago Silva

{mosgoogle}
Classifique este item
(0 votos)
Ler 8213 vezes Modificado em Fev. 08, 2009
Top