Existem várias ferramentas que facilitam essa tarefa, e uma das mais práticas é o YUMI (Your Universal Multiboot Installer). O YUMI permite criar pen drives bootáveis de forma simples e eficiente, podendo inclusive configurar múltiplas distribuições ou utilitários na mesma pen. Neste guia, vamos explorar como utilizar o YUMI para preparar uma pen de instalação do Linux Mint, tornando o processo de instalação rápido e descomplicado, mesmo para utilizadores menos experientes.
Preparação da pen USB
Para começar, deve navegar até ao site: https://pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/ . Percorrer a página para baixo até encontrar o botão de download e pressioná-lo.
Depois de concluído o download, deve abrir a aplicação. Um dos requisitos, como é obvio, passa por ter uma pen USB com uma capacidade mínimo de 8 GB. Se tiver uma pen maior, pode servir para colocar várias ISOs de sistemas operativos. ATENÇÃO, A PEN USB SERÁ APAGADA.
Ao aceitar, avançar para a página de selecionar SO e a pen.
Ao selecionar a pen, ele deteta se a pen já tem ou não o boot da Yumi, caso não tenha aparecerá uma caixa nova com a mensagem “Prepare this Device?”. Ao selecionar aparece uma nova janela para aceitar apagar o conteúdo da pen.
Após aceitar, o sistema começa a preparar a pen, concluindo com uma mensagem de sucesso!
Passando para o passo seguinte, deve selecionar o sistema operativo, neste caso concreto, vamos optar pelo, Linux Mint.
De seguida vamos selecionar o ISO. Caso não esteja disponível, pressionar o botão de Download Link. Em caso de erro, é necessário ir ao site para fazer download manualmente. Terminado o download, selecionar o browser e escolher o ISO.
Clicar em Create ele começa a compilar o ISO. No final pergunta se queremos adicionar mais ISOs podendo repetir as vezes necessárias.
Boot via pen
Para fazer boot via USB, antes de reiniciar o PC, é necessário saber com o fabricante qual é o botão para selecionar o boot da pen (geralmente o F12, F9, ou tecla Tab). Ao reiniciar, deve começar a carregar nessa tecla assim que aparecer o post do fabricante.
Ao selecionar a pen, passamos para o o boot da Yumi, selecionando Linux-ISOs, e de seguida linuxmint-22.1.
Com a pen USB devidamente preparada através do YUMI, o processo de instalação do Linux Mint torna-se muito mais simples e acessível, mesmo para quem está a dar os primeiros passos no mundo do Linux. Esta ferramenta permite criar facilmente um dispositivo de arranque funcional, poupando tempo e evitando erros comuns.
No próximo artigo aqui na Wintech, vamos explicar em detalhe como utilizar esta pen para instalar o Linux Mint no seu computador, guiando-o por todas as etapas do processo de instalação. Fica atento para acompanhar o resto deste guia completo!