A Wilk Elektronik, a empresa polaca que detém a marca de memória GOODRAM e a linha de produtos para gaming IRDM, é também a única empresa com uma fábrica de módulos de memória na Europa. No início de um novo ano, a marca oferece uma série de dicas sobre como escolher a RAM certa, de acordo com as necessidades de cada utilizador. Se estiver a pensar em atualizar a memória do seu computador ou comprar um novo como resolução de ano novo, há certos aspetos que deve ter em conta.

A RAM (Random Access Memory) é uma memória rápida de armazenamento de curto prazo; o computador utiliza-a para armazenar temporariamente programas e processos em execução. Quando o PC é desligado, esta informação desaparece. É por isso que dizemos também que é uma memória “volátil”, diferente da memória de armazenamento, não-volátil, que temos no disco rígido ou no SSD, na qual os programas e ficheiros se mantêm mesmo depois do computador ter sido desligado.

As características da RAM têm influência na fluidez da execução das aplicações, algo que também tem muito a ver com os seus requisitos; um computador utilizado para edição de vídeo ou para jogar precisa de mais RAM do que um computador utilizado apenas para executar programas tipo Office ou navegar na Internet.

Antes de sugerirmos quanta RAM é necessária para cada cenário, e de forma a poder expandir a memória do computador a posteriori, é importante, quando compramos um computador, certificarmo-nos que este permite a expansão deste tipo de armazenamento – o que é mais fácil num desktop do que num portátil! Desta forma, será capaz de prolongar a vida útil do seu computador de uma forma simples e económica, à medida precisar de atualizar o sistema operativo e/ou executar aplicações mais exigentes.

Por uma questão de desempenho e estabilidade do sistema, deverá tentar fazer sempre a atualização da RAM aos pares (a RAM moderna funciona melhor em modo “duplo canal”, mais rápido) e com módulos que tenham as mesmas características técnicas (capacidade, latência, velocidade, etc.).

Existem muitos tipos de RAM, com diferentes velocidades de escrita e leitura e que são usados num computador. No entanto, a RAM a que nos estamos a referir (aquela de que falamos quando dizemos que “o meu PC tem 16 GB de RAM”) designa-se geralmente por DDR SDRAM, iniciais em inglês de “Double Data Rate Synchronous Dynamic Random-Access Memory”.

A GOODRAM sugere três configurações básicas de RAM de acordo com o uso que iremos dar ao nosso computador.

  • 4-8 GB: Aplicações básicas de escritório e navegação na Internet. Os utilizadores básicos estão nesta gama de RAM.
  • 8-16 GB: Escritório e multitarefa (múltiplas aplicações abertas ao mesmo tempo), reprodução multimédia e jogos com requisitos de memória padrão.
  • 16-32 GB: Esta capacidade é ideal para utilizadores e jogadores mais exigentes, que procuram uma rápida execução de programas e jogos de vídeo AAA com requisitos elevados e/ou que trabalham em modo multitarefa com software mais complexo.
  • Mais de 32 GB: Acima destes números estão os utilizadores profissionais e entusiastas. Para além de 32 GB é possível executar sem problemas software de desenho gráfico ou programas de engenharia e arquitetura, para citar alguns exemplos.

Resumindo, antes de atualizar a memória dos nossos computadores, ou escolher a configuração RAM de um novo computador, é importante considerar a utilização que lhe vamos dar. Na Internet podemos facilmente encontrar os requisitos de RAM de muitas aplicações e jogos, o que nos ajudará a saber de que capacidade precisamos. Isto permitir-nos-á poupar dinheiro e ter sempre a configuração de memória correta.

No entanto, devemos sempre ter em conta o intervalo superior dos requisitos de RAM dos programas e jogos: ou seja, quando uma aplicação indica os valores mínimos e máximos de RAM adequados para a sua execução, devemos sempre apontar para o valor máximo, para evitar perda de desempenho.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 287 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top