O que fazer caso o avarie ou parta o ecrã do seu iPhone? - Wintech

Regularmente, e por vários motivos, é possível que o seu iPhone apresente algum tipo de avaria que o leve a pensar que a única solução viável é ter de comprar outro aparelho, mas felizmente existem várias medidas a tomar antes de atirar a toalha ao chão - que serão hoje apresentadas pela iLoja, num manual completo de salvação do seu iPhone.

O meu iPhone não liga, e agora?

Existem várias situações/avarias que podem conduzir ao tão indesejado "ecrã negro" que insiste em não ligar. Seguem algumas dicas que pode aplicar de imediato e que quase de certeza resolverão o seu problema.

1. Carregue o seu iPhone

Pode parecer um passo extremamente óbvio, mas tenha a certeza que tem bateria suficiente para ligar o seu telemóvel. Para testar, ligue o carregador do seu iPhone a uma toma ou ao computador, deixe carregar durante 15-30 minutos e o mesmo deverá ligar-se automaticamente - ou provavelmente terá de utilizar o botão de on/off para ligá-lo.

Se suspeitar que o seu aparelho ficou sem bateria mas recarregá-lo não resolveu a situação, pode ser que o carregador do seu iPhone esteja danificado, portanto experimente trocá-lo por um novo. Caso mesmo assim não resulte, o problema poderá estar na dock do seu iPhone (porta de ligação) ou mesmo na bateria, onde iremos arranjar uma solução viável para tal mais à frente neste artigo.

2. Reinicie o seu iPhone

Caso carregar a bateria não tenha ligado o seu iPhone, a próxima coisa que deverá tentar é reiniciar o seu telemóvel. Para tal, mantenha pressionado o botão de on/off do mesmo durante alguns segundos. Se o telemóvel estiver desligado, deverá ligar com este passo. Caso já esteja ligado, receberá uma mensagem de aviso para o desligar - faça slide para reiniciá-lo. Maior parte das vezes resolve o problema.

3. Faça um Hard Reset no iPhone

Tente fazer um hard reset caso o botão de restart não tenha resolvido o problema. Um hard reset é quase como "reiniciar" mas de forma a limpar a memória do aparelho (não se preocupe, não irá perder dados nenhuns, isto não irá apagar nada do armazenamento!).

Para aplicar o hard reset deverá seguir os seguintes passos:

  • Caso tenha um iPhone 8 ou superior, aperte o botão de aumentar o volume e largue o botão imediatamente. Depois aperte o botão de diminuir o volume e largue-o imediatamente também. Por mim, pressione durante 10 a 20 segundos o botão de on/off e assim concluirá o hard reset.
  • Caso tenha um iPhone 7 ou inferior, pressione o botão "home" e o botão de on/off ao mesmo tempo durante 20-30 segundos (ambos) até que consiga visualizar o logo da Apple - que significa que está a reiniciar
  • Se o botão de desligar o telemóvel (botão de deslizar) aparecer no ecrã, continue a pressionar ambos os botões. Apenas quando o logotipo branco da Apple aparecer é que poderá deixar de os pressionar e deixar o iPhone ligar-se por ele mesmo.

4. Restaure as definições de fábrica do iPhone

Muitas vezes a melhor hipótese é mesmo restaurar o iPhone às definições de fábrica. Este procedimento irá apagar todos os dados e definições do seu aparelho (com sorte você já terá sincronizado com o iTunes recentemente e feito back up dos dados) e resolve maior parte dos problemas. Normalmente, você sincronizaria o seu iPhone e faria o restauro no iTunes, mas se o iPhone não ligar, tente o seguinte:

  • Conecte o seu iPhone a um computador com um cabo de lightning e abra o iTunes. Deverá ver o ícone do iPhone no canto superior esquerdo da janela do iTunes.
  • Se não conseguir ver o seu iPhone no iTunes, faça o seguinte para colocá-lo no modo de recuperação:
  • - Em iPhones 8 ou superior, pressione e largue imediatamente o botão de aumentar o volume. Depois faça o mesmo para o botão de diminuir o volume. Depois, finalmente, pressione e mantenha pressionado o botão lateral de on/off até que veja o ecrã no modo de recuperação.
  • - Em iPhones 7 ou 7 Plus, pressione e mantenha pressionado o botão lateral de on/off e o botão de diminuir o volume ao mesmo tempo. Mantenha pressionado durante alguns 15-20 segundos até que veja o modo de recuperação.
  • - Em iPhones 6s ou inferiores, iPads ou iPods Touch, pressione e mantenha pressionado o botão "home" e o botão de on/off ao mesmo tempo. Continue a pressionar durante 15-20 segundos

Assim que o seu iPhone esteja em modo de recuperação, carregue no ícone do mesmo no iTunes. 

De seguida, clique no botão "Restaurar iPhone".

O iTunes irá perguntar-lhe se deseja efetuar um backup. Será boa ideia fazê-lo, visto que estará prestes a eliminar todos os dados no mesmo. Se tenha a certeza que tem um backup recente, poderá saltar este passo - no entanto recomendamos ao máximo que faça um novo backup.

Irá aparecer outra caixa de confirmação para ter a certeza que quer restaurar o seu iPhone. Carregue em restaurar se estiver pronto e espere que o iPhone reinicie após alguns largos minutos.

Agora o seu iPhone deverá estar tão limpo como na primeira vez que o abriu! No entanto, tem duas opções: deixá-lo assim como um telemóvel novo ou fazer um restauro do backup que fez há alguns minutos atrás.

5. Faça reset do sensor de proximidade

Outra situação, apesar que rara, que faz com que o seu iPhone não ligue é um erro relacionado com o sensor de proximidade que trava o ecrã quando você o aproxima da sua cara - isto faz com que o ecrã continue preto mesmo quando já não está próximo da sua face. Deverá, portanto, seguir os seguintes passos:

  • Faça um Hard Reset no seu iPhone como descrito em cima.
  • Quando reiniciar, o ecrã deverá já estar a funcionar.
  • Vá às definições
  • Carregue em geral
  • Carregue em "Repr"
  • Carregue em "Repor todas as definições". Isto irá apagar todas as definições que já tinha feito no seu telemóvel, mas não irá apagar os dados - não se preocupe.

O meu iPhone continua a não ligar, e agora?

Se o seu iPhone continuar a não ligar após todos os passos e dicas fornecidas, então provavelmente o problema é demasiado sério para que você o possa resolver sozinho.

Por este motivo, recomendamos que se dirija a uma loja que forneça assistência técnica ao seu equipamento da Apple, onde irá encontrar profissionais altamente capacitados para resolver todos os problemas que poderá eventualmente ter no seu aparelho.

Assim sendo, não podemos deixar de recomendar a iLoja que presta um excelente serviço em Portugal, com lojas localizadas em Lisboa, Porto e Braga, prontos para efetuar a reparação do seu iPhone na hora (maior parte das reparações são feitas em 30 minutos) - caso o seu ecrã esteja partido, também poderá recorrer à iLoja, com preços super acessíveis.

Classifique este item
(0 votos)
Ler 166 vezes
Tagged em

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top