A Proteção do Sistema ou Restauro do Sistema como é habitualmente conhecido, surgiu pela primeira vez no Windows ME e permite aos utilizadores reverter o sistema operativo para um estado anterior.

Esta funcionalidade quando configurada cria regularmente pontos de restauro onde são mantidos Drivers, ficheiros do sistema e definições do Registry no estado atual da criação do mesmo.


Quando o sistema operativo se torna instável ou não inicia corretamente após a instalação de atualizações, drivers ou mesmo por intervenção de malware, os pontos de restauro podem ser utilizados para tentar resolver alguns problemas e antes de se optar por soluções mais radicais como o Reset & Refresh

 

Se ao tentar repor o Windows 10 para um estado anterior não encontrar pontos de restauro disponíveis, eventualmente a Proteção do Sistema veio inativada por omissão ou foi desligada durante uma grande atualização. Nestes casos, é necessário voltar a ativar a mesma.

 

Antes de avançar para os passos da ativação, devemos ter em conta o seguinte:

  • No Windows 10 a Proteção de Sistema só pode ser ativada em drives formatadas em NTFS.
  • As definições associadas à funcionalidade não podem alteradas com o sistema operativo no Modo de Segurança.
  • À medida que o espaço reservado vai ficando preenchido, o Windows elimina os pontos de restauro mais antigo para ter sempre espaço disponível para os mais recentes.
  • Sempre que desligamos a Proteção de Sistema todos os pontos de restauro são eliminados.

Vamos então começar por abrir o Executar (Win + R) e escrever SystemPropertiesProtection seguido de “Enter”.

 

 

Na janela “System Properties” em “System Protection”, vamos selecionar o disco e clicar no botão “Configure”.

 

 

Nas Definições de Restauro, vamos marcar a opção “Turn on system protection” e ajustar o slider para definir o espaço em disco que pretendemos ter disponível para a criação dos pontos de restauro.

 

 

Clicamos em “OK” para gravar as alterações e podemos fechar as janelas. Se possuirmos mais que um disco/partição, repetimos os passos anteriores para ativar a Proteção de Sistema nos mesmos.

 

O Windows 10 vai agora através do Programador de Tarefas criar pontos de restauro de forma automática, ou sempre que forem instaladas atualizações ou software. Caso seja necessário, podemos criar pontos de restauro manualmente.


Para isso, clicamos no botão “Create”.

 

Atribuímos um nome ao ponto de restauro e clicamos novamente em “Create” para iniciar o processo.

 

 

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3517 vezes Modificado em Ago. 11, 2017

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top