Sempre que necessitamos recuperar ou fazer uma instalação do Windows 8.1, podemos utilizar a partição de recuperação que normalmente existe no equipamento ou através do DVD, caso tenhamos adquirido o mesmo numa loja.

Contudo, esta tarefa torna-se extremamente difícil quando perdemos o DVD ou eliminamos a partição de recuperação para desta forma ganharmos mais alguns GB de espaço no disco.

 

A pensar nestes e noutros casos, a Microsoft disponibilizou recentemente no site do Windows uma ferramenta que permite fazer o download dos ficheiros de instalação do Windows 8.1 e criar a partir da mesma, uma Pen USB bootable ou a imagem .ISO que podemos guardar e gravar mais tarde num DVD.

Para criar a media de instalação do Windows 8.1, os utilizadores terão que ter em conta alguns requisitos tais como possuir uma chave de produto valida do Windows 8 ou 8.1, uma ligação à Internet, possuir espaço em disco ou uma Pen USB com um mínimo de 4GB e saber qual a arquitetura da versão que pretendem criar. Estas e outras informações em mais detalhe poderão ser consultadas AQUI.

Nos próximos passos, vou mostrar como criar a media de instalação do Windows 8.1 através da ferramenta “Windows Installation Media Creation Tool”.

Em primeiro lugar, vamos começar por fazer o download da media creation tool a partir do site do Windows ou clicando no seguinte link: Windows Installation Media Creation Tool.

Uma vez feito o download da ferramenta, vamos executar a mesma e caso tenhamos o UAC ativo, vamos clicar em OK na janela de elevação de privilégios.

No primeiro ecrã da ferramenta, vamos começar por selecionar o “Idioma”, “Versão” e “Arquitetura” do Windows 8.1 que queremos criar. Estão disponíveis 37 idiomas para download das versões N, PRO, PRO N e Single Language (apenas em alguns idiomas) nas arquiteturas 32 e 64 bits. Após a nossa seleção, clicamos em Next.

Vamos agora escolher onde queremos guardar a media de instalação. Podemos optar por guardar os ficheiros diretamente na Pen USB ou então criar uma imagem .ISO que será guardada numa localização no PC à nossa escolha e que poderá ser gravada mais tarde num DVD. No caso de optarmos por guardar os ficheiros na Pen, é aconselhável que a mesma não contenha quaisquer ficheiros, pois os mesmos serão eliminados durante o processo.

 

Para este exemplo optei por guardar a imagem .ISO no PC. Quando for solicitado, vamos indicar a localização onde queremos gravar o ficheiro e indicamos o nome para o mesmo. Após clicarmos em Save, a ferramenta inicia o download dos ficheiros necessários.

Quando o download terminar, a ferramenta valida os ficheiros para detetar eventuais problemas que possam ter ocorrido durante o mesmo.

Após a validação, os ficheiros são preparados e é iniciada a criação da imagem .ISO que será guardada na localização indicada anteriormente.Quando este processo terminar, podemos abrir a localização do ficheiro ou abrir o software para fazer a gravação da imagem num DVD.

A partir daqui, temos tudo preparado para iniciar a recuperação do Windows 8.1 ou fazer uma instalação limpa do mesmo.

 

Fonte : IT-Online

Classifique este item
(0 votos)
Ler 10786 vezes Modificado em Dez. 31, 2014
Top