O verão está na sua plenitude e com ele chegam também os dias em que os seus filhos estão mais tempo ao computador, seja a jogar, seja a falar com os seus amigos ou simplesmente nas redes sociais.

Como se sabe as redes sociais, sejam elas quaisquer que sejam, estão cheias de perigos e não é menos usual as noticias em que crianças são aliciadas por adultos mal-intencionados.

 

Para ajudar os pais a protegerem as contas Facebook dos seus filhos, reunimos 4 pequenas dicas que vão ajudar a melhorar a privacidade dos mais novos.


Dica Nº1

Pode parecer óbvio, mas os pais podem e devem ajudar os filhos a serem seletivos no que toca à informação que publicam nos seus perfis. Além disso, podem consultar na sua conta o menu “atualizar informação” e editar a informação básica, como os contactos, o trabalho, a educação e os interesses, certificando-se de que as definições de privacidade incluem sempre apenas os “amigos”, ao invés da indicação “público”. Outro aspeto importante: não deverão deixar visível qualquer informação pessoal como morada, telefone, etc.

Dica Nº2

Da mesma forma, os pais podem ajudar os filhos a configurar as “Definições e ferramentas de privacidade”. Para isso, basta clicarem no botão mais à direita do ecrã, no topo, (junto ao local onde se clica para fazer log out) e escolher “Definições” e depois, à esquerda, selecionar “Privacidade”. Nesta área é possível configurar a privacidade das fotografias publicadas e das atualizações, bem como controlar se a conta aparece em pesquisas públicas. Nota: Não esquecer as definições da cronologia e de identificação, garantindo que os tags são restritos a amigos, para que as imagens que os amigos publicam fiquem disponíveis apenas para amigos.

{gallery.start}

{gallery.end}

Dica Nº 3

Outro aspeto igualmente importante é garantir que os seus filhos têm as “Notificações de Acesso” e as “Aprovações de Acesso” pré-definidas (na página das “Definições”, clicando em “Segurança”):

 

  • Através das “Notificações de Acesso” o Facebook envia um alerta sempre que alguém faz login na conta a partir de um novo dispositivo.
  • Já as “Aprovações de Acesso” funcionam como as “Notificações de Acesso” mas tratam-se de uma medida extra; ao ativarmos estas notificações é-nos pedido para introduzir um código sempre que fizermos login a partir de um novo computador, telemóvel ou tablet. Após fazermos o login, teremos a opção de dar um nome ao dispositivo em questão e associá-lo à nossa conta.
  • Não será necessário introduzirmos o código sempre que se acede ao Facebook através destes dispositivos. A vantagem, neste caso, é que o Facebook fica com a informação de que é o utilizador que está a aceder, mas a partir de um dispositivo diferente. Além disso, recebemos também um email a confirmar que foi feito o login a partir de um dispositivo diferente.

Dica Nº4

Após a conclusão deste passo a passo, o mais importante é poder conversar com os seus filhos sobre segurança na internet. Afinal, os controlos técnicos nem sempre resolvem todos os problemas. Deve ter-se em conta que não é necessário ser-se um expert em social media para abordar este tema. O ideal é promover conservas sobre segurança e tecnologia tão cedo e tão frequentemente quanto se abordam temas como segurança na escola, no carro, etc. Uma boa forma de o fazer é proceder às definições de segurança em conjunto com os seus filhos e ir explicando os motivos porque o faz.

 

Esperamos que estas dicas ajudem a manter a conta do Facebook do seu filho mais segura e longe dos olhares indesejados, pois como se costuma dizer o “perigo está sempre à espreita”. Ah, e boas férias !!!

Classifique este item
(0 votos)
Ler 3000 vezes Modificado em Ago. 05, 2014
Top