Uma das ferramentas mais “acarinhadas” pelos técnicos de informática chama-se “HirensBoot”. Esta ferramenta é composta por uma série de aplicações (muitas delas em MS-DOS) capaz de ressuscitar qualquer PC e resolver inúmeros problemas.

Esta solução é distribuída gratuitamente na Internet atraves de uma imagem ISO sendo por isso “obrigatório” queimar esta imagem para um CD ou DVD. No entanto, existe a hipótese de colocar esta suite de ferramentas a “arrancar” a partir de uma Pen Drive, facilitando assim a utilização em muitos dos computadores (nomeadamente em netbooks).

 

A Wintech vai ao longo das próximas linhas explicar como pode “queimar” esta ISO para uma Pen Drive.

Em primeiro lugar deve colocar uma Pen Drive numa porta USB.

De seguida deve descarregar e executar a aplicação USB Disk Storage Format. Esta execução terá de ser feita com privilégios de administrador (colocar o rato em cima do ficheiro executável, clicar com o botão direito e escolher a opção “Executar como administrador” .

Download : USBFormat.zip (34KB)

O utilizador deve depois configurar a aplicação tal e qual como surge na imagem que se segue. De notar que este é um processo (dependendo do tamanho da Pen Drive usada) que pode demorar alguns minutos.



Após isto, será necessário descarregar a aplicação grubinst_gui e executá-la com privilégios de administração.

Download : grub4dos.zip (179KB)

Mais uma vez deverá seguir a ordem na configuração desta aplicação como é demonstrado na imagem que se segue.



De seguida deverá copiar o gldr e menu.ls (que estão dentro do pacote grubinst_gui) para a Pen Drive.

 

Feito isto, deverá já ter “à mão” a imagem ou o CD do HirensBoot. Caso tenha apenas a ISO deverá abrir o ficheiro com o WinRar, por exemplo, e copiar todo o conteúdo do ficheiro para a Pen Drive. Caso possua já uma cópia do HirensBoot basta copiar os ficheiros e pastas para a Pen Drive.

 

Após este processo, a Pen Drive com o HirensBoot já poderá ser usada para resolver os problemas dos computadores.Lembre-se sempre que para arrancar com a Pen deverá alterar a ordem de arranque do computador a "ajudar"...

HomePage : Hirens

Classifique este item
(0 votos)
Ler 2626 vezes Modificado em Fev. 23, 2014

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Wintech TV

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top