Um dos maiores problemas que surgem normalmente, e principalmente,  quando se possui uma ligação à internet é “apanhar-se” spywares e outros malwares que abundam na internet. Alguns dos Malwares mais conhecidos conseguem mesmo impedir o arranque do sistema operativo (vulgo iniciar o Windows), como por exemplo os Parite e/ou Tenga. Existem alguns formas de se conseguir remover estes malwares, mas se o utilizador for um cliente Kaspersky pode mesmo criar um CD de arranque (com interface gráfico) e que permite proceder à remoção do software malicioso.

O processo que vamos apresentar é de fácil elaboração, e para isso vamos precisar do Kaspersky Antivirus ou Internet Security devidamente actualizado, e também de um software adicional como o BartPE Builder.

Em primeiro lugar vamos descarregar este software extra e que pode ser feito a partir do site original em http://www.nu2.nu/pebuilder/download/

.




 


De seguida vamos instalar o programa conforme as imagens que apresentamos de seguida.

 




 


Agora que já temos o programa instalado vamos abrir o interface gráfico do Kaspersky , de seguida vamos clicar em Serviço ,e em Disco de Recuperação. Finalmente clicamos em Iniciar o Assistente.

 


 
Após isto será iniciado o assistente para criarmos este CD de inicialização, sendo que de seguida surge uma janela com o nome de Etapa 1.Preparação da gravação do CD. Dentro desta janela vamos colocar: Na 1ª Linha (Pasta de instalação do PE Builder): C:pebuilder311Oa (exemplo; deverá ser colocado o caminho para a pasta do PE Builder) Na 2ªLinha (Pasta de destino): C:CD_Kav (exemplo; deverá ser colocado onde serão gravados os ficheiros a serem criados)

 

 

 

 

Na 3ª Linha (Caminho onde se encontra o CD do Windows): D: (exemplo; deverá ser colocada a unidade onde está o CD de instalação do Windows) Será ainda necessário possuir um CD original do Windows, sendo que após a sua colocação na drive deveremos clicar em Próximo. O assistente irá fazer a cópia dos ficheiros, aguarde. (Verá uma janela do PE Builder, copiando os ficheiros)

 

 

 

Quando terminar a cópia dos ficheiros, o assistente irá solicitar o local onde gravar o ficheiro de imagem, por exemplo CD_KAV.ISO.; Vamos indicar o local, e clicar em Salvar e aguardar que o ficheiro seja criado.

O assistente abrirá uma janela (Etapa 2. Criação de arquivo ISO)

Na linha: Escolha uma das seguintes opções, clique em: Criar novo arquivo ISO

 

 

 

Na segunda linha, deverá ser o nome do arquivo ISO: C:\CD_KAVCD_KAV.iso (exemplo) Após a criação do arquivo .ISO, já pode gravar o seu CD de Recuperação.




 

Se não quiser gravar utilizando o software disponibilizado pela Kasperky, pode também utilizar o seu habitual programa de gravação, por exemplo o Nero. Com o seu novo CD de Recuperação, já pode efectuar o boot com o CD, apenas tendo de alterar a ordem de boot no SETUP.

Ao dar o boot com o cd, será carregado na memória componentes do Windows, alguns utilitários e obviamente o Kaspersky Antivirus. Depois já poderá ser efectuado o scan com o Antivirus, por forma a efectuar a eliminação das infeções.

Relembramos que o AntiVirus nem sempre consegue restaurar a 100% o PC (depende do tipo de malware), mas pelo menos será possível utilizar o sistema operativo e assim prosseguir com a reabilitação do PC.

HomePage : BartPE
HomePage :Kaspersky

Classifique este item
(0 votos)
Ler 10876 vezes Modificado em Jun. 06, 2007

Sobre nós

Nascida em 2002, a Wintech é uma pagina web que reúne informações sobre tecnologia. Apresenta regularmente guias, análises, reportagens e artigos especiais de tudo o que rodeia o mundo tecnológico. Saiba mais.

Apoiamos

Gled Agra X Streamer @ Facebook

Newsletter

Receba as notícias no seu e-mail

Top